Bar Vendinha, novidade na Tijuca, realiza sonho de Bianca e Kátia Barbosa
Projeto criado por mãe e filha terá cadeiras de praia, kombi com produtos de pequenos empreendedores e até uma biblioteca comunitária
“Alô, freguesia, estamos chegando!” É assim que, de bonés vermelhos com o nome do empreendimento nas cabeças, as cozinheiras Kátia Barbosa e Bianca, mãe e filha, convocam os clientes à abertura da Vendinha, em vídeos nas redes sociais.
+ Mais de 40 casas participam da Rio Restaurant Week a partir de quinta (20)
O projeto será inaugurado na Tijuca em novembro como realização de um sonho das duas, que há alguns anos dirigem seus trabalhos na gastronomia à questões diversas de colaboração e sustentabilidade. A casa espaçosa e com varanda fica na Rua Pareto, 42, ocupando uma esquina com mesas do lado de fora e cadeiras de praia, em clima informal.
Na definição das próprias, em sociedade com o professor e autor Rodrigo Galvão, nome destacado do marketing digital e do turismo, o local será um “bar de quitutes, afetos e movimentos“. A ideia é fomentar o mercado de pequenos empreendedores e homenagear o tradicional comércio de bairro.
O trio já anunciou, por exemplo, que haverá uma kombi dentro do salão para a exposição e venda de produtos diversos de pequenos produtores da região, incluindo objetos de arte, e outros comerciantes poderão deixar ali cupons de desconto para suas lojas. Além disso, uma biblioteca comunitária com aluguel de livros de autores brasileiros também fará parte da vendinha, com títulos como o Torto Arado, do baiano Itamar Vieira Junior.
A comida, é claro, será ponto importante da trama, e os testes feitos por Bianca também foram postados, mostrando quitutes como um peito bovino com polenta e queijo, gratinado na panelinha; uma “pipoca” de frutos do mar e da terra; um baião de frutos do mar com camarão, polvo e feijão de Santarém; e um sanduíche estilo bao de língua. De sobremesa, deve pintar um bolo branco morno, com toque de limão e calda de leite condensado artesanal.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A expectativa é grande, assim como o movimento nas redes sociais, embalado nas publicações pelo famoso forró da Feira de Mangaio, canção de Sivuca e Glorinha Gadelha: “Tinha uma vendinha no canto da rua…”