A comemoração de entrega do prêmio Comer & Beber de VEJA RIO reuniu, em clima de confraternização, a nata da gastronomia carioca, na noite de quinta (22). Conduzida com elegância pela atriz Lília Cabral, a cerimônia apresentou os melhores nomes da boa mesa em 31 categorias. O grande vencedor da noite foi o Irajá Gastrô, com três prêmios: chef do ano, para Pedro de Artagão; melhor sommelière, para Julieta Carrizzo; e cozinha contemporânea. “É a prova de que, ao abrir novas casas, o primogênito não perdeu força”, afirmou Artagão, referindo-se a seus restaurantes mais recentes, o Formidable Bistrot e o Cozinha Artagão. “Agora vamos motivar a equipe para sair vencedora no próximo Comer & Beber”, acrescenta.
Com 500 convidados nos salões do Copacabana Palace, a divulgação dos vencedores foi marcada por muita vibração. O destaque como estabelecimento de maior torcida foi o Bar do Momo, que levou nas categorias cozinha e boteco. Já o time vencedor que mais comemorou foi o de Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, o melhor regional. A entrega dos troféus foi feita por personalidades como os atores Klebber Toledo, Joaquim Lopes e Miá Mello, o cantor Dudu Nobre e as jornalistas Glória Maria e Glenda Kozlowski. Na categoria carnes, houve um empate entre o Giuseppe Grill e o Rubaiyat Rio. Por um erro de edição, a revista deixou de mencionar a vitória do Rubaiyat. “Este prêmio é o Oscar da gastronomia. Para nós, é muito importante esse reconhecimento. Enchemos o tanque de combustível para mais um ano de batalhas. Vamos em busca do próximo”, afirmou o sócio Belarmino Iglesias Filho. Além de pedirmos desculpas a Belarmino, à equipe do restaurante e aos leitores, publicamos nas páginas seguintes o destaque relativo ao Rubaiyat.
Entre os vencedores da noite, chamou atenção o número de casas novatas. O Eleven Rio levou o título de melhor restaurante de alta cozinha. Em sua primeira indicação, o Naturalie Bistrô, da chef Nathalie Passos, foi o melhor natural. “Acompanho o prêmio desde a adolescência. Estar entre os vencedores é uma honra”, avalia. No comando da cozinha do Laguiole, o chef revelação Elia Schramm repetiu a trajetória dos também premiados Pedro de Artagão e Ricardo Lapeyre, que iniciaram carreira no estabelecimento. “Este foi o maior e melhor prêmio que poderia receber”, disse Schramm.