Casa 201, novidade no Jardim Botânico, aposta em menu degustação
O chef João Paulo Frankenfeld vai servir na mesa os clientes, em ambiente intimista e de cozinha aberta, com produção própria de queijos e embutidos
No animado cenário de 2023, com aberturas em sequência de bares e restaurantes relevantes, um das melhores notícias do ano vem da alta gastronomia, e terá como residência uma casa reformada com esmero no número 201 da Rua Lopes Quintas, endereço novo para as atividades de garfo e faca.
+ Da fazenda para a mesa: pizzarias do Rio apostam em queijos brasileiros
Da mesma que forma que inédito será o modelo criado pelo chef João Paulo Frankenfeld para a Casa 201, restaurante que receberá 20 pessoas por noite, a princípio, para menus degustação em ambiente intimista e de cozinha aberta, separada do salão por largo balcão de mármore preto, aposento onde o próprio chef e seus cozinheiros servirão os pratos aos clientes nas mesas. A inauguração está prevista para o início de maio.
De longa experiência internacional e base profissional forjada em técnicas francesas, com passagem como head chef pela escola Le Cordon Bleu do Rio, João vinha há tempos fazendo jantares para clientes selecionados em sua casa, e a ideia é receber da mesma forma o público no novo e aconchegante ambiente.
Os menus terão cerca de dez etapas, a partir de uma cozinha de autor onde pães, sorvetes e até queijos serão feitos pelo chef, assim como as conservas e fermentados, curas e maturações de carnes e peixes, uma charcutaria própria que será servida na abertura dos menus.
Seguindo as influências da carreira, João diz que seus menus terão inspiração nas cozinhas de França, Alemanha e Itália, com abordagens contemporâneas. Formado no Instituto Paul Bocuse, em Lyon, na França, João Paulo cozinhou no Guy Savoy, um três estrelas Michelin em Paris, e no restaurante do Trianon Palace, em Versalhes, de Gordon Ramsey, entre outras casas importantes na Europa.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Casa 201 começará funcionando de terça a sábado, apenas através de reservas para o jantar, e a ideia é promover workshops durante o dia. O restaurante contará com estacionamento próprio, um trunfo em região de poucas vagas.