O chef e apresentador de televisão Claude Troisgros mora no Brasil há muitas décadas, mas continua com um forte sotaque francês. Poucos sabem que as referências gastronômicas do cozinheiro não estão restritas ao seu país de origem. “Cresci vendo minha avó materna, que era italiana, cozinhando os pratos típicos da terra dela”, diz ele.
+Leblon ganha endereço inspirado nos botecos portugueses
Uma iguaria o marcou para a vida inteira: o nhoque. “A família se reunia aos domingos, quando era dia de fazer a massa. Eu e meu irmão adorávamos e até criamos uma música para ajudar a vovó a preparar os nhoques”, diverte-se Claude.
+Emiliano lança delivery de café da manhã e piquenique cinco-estrelas
Confira abaixo a receita:
Nhoque Gratinado da Vó Meme
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
600g de batatas grandes lavadas (de preferência, asterix)
120g de farinha de trigo
3 gemas
80g de parmesão ralado
60g de mussarela ralada
Molho de tomate
Manjericão a gosto
Sal, pimenta-do-reino moída na hora
Noz-moscada a gosto
Para gratinar:
200g de parmesão ralado grosso
“Para preparar o inesquecível nhoque que minha avó me ensinou, o primeiro passo é escolher uma batata mais seca, como a asterix. E depois trabalhar a receita com carinho”, diz o chef.
+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Preparo:
Enrole as batatas em papel-alumínio e leve ao forno para assar até ficarem macias (de 40 a 50 minutos). Descasque as batatas e amasse-as como um purê. Misture com a mão o purê ainda quente, a farinha de trigo, as gemas, o parmesão, a mussarela, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Faça rolos compridos, corte os bolinhos e marque-os com um garfo. Cozinhe-os em água fervente com sal. Quando os nhoques subirem à superfície, estarão prontos.
Passe a massa cozida para uma travessa e despeje por cima o molho de tomate e o manjericão. Cubra com 200g de parmesão ralado e leve ao forno a 180°C para gratinar por dez minutos.