Rumo ao Oriente
Atração no bairro da Liberdade, em São Paulo, o izakaya, bar típico japonês de comida para beliscar e saquê dominando a carta, começa a ganhar espaço no Rio. Eleito a casa revelação deste COMER & BEBER, o Pabu Izakaya, no Leblon, já disputa clientela com o Roman, na Barra, e em breve vai ganhar concorrente na mesma rua — um estabelecimento com cardápio assinado por Fábio Koyama, do paulistano Minato. Ventos do Oriente também chegam à mesa nos pratos de ramens (ou lámens). Além dos já citados, Azumi, Haru e Miako fazem suas receitas de macarrão no bowl, com caldo fumegante e ingredientes variados. Até mesmo redutos sem inspiração japonesa, a exemplo do Meza Bar, do South Ferro e do Massa (foto), entraram na onda com versões próprias.
Os food trucks estacionaram
O modelo de vagas públicas elaborado pela prefeitura, com um circuito de food trucks em pontos definidos da cidade, não vingou, mas negócios sobre rodas continuam atraindo freguesia em eventos e feiras. Muitas marcas também optaram por investir em loja própria. Especializado em comidinhas naturais, o Graviola abriu o primeiro ponto fixo no fim de 2016 e, em maio de 2017, foi inaugurada a filial no Baixo Leblon. Seguiram esse caminho, entre outros, Descolado Burger & Beer, Hamburquim, Patifaria, Delfina, Frites e The Burger Experience. A Tapí, que já havia levado seu cardápio de tapiocas (foto acima) às áreas de embarque nacional e internacional do Galeão, inaugura no começo de agosto, no Leblon, sua primeira loja de rua.
Cerimônia do adeus
Dois chefs consagrados fecharam as portas. Após onze anos, Roberta Sudbrack serviu no penúltimo dia de 2016 a derradeira refeição no salão do restaurante que levava seu nome (foto à esq.), dono de uma estrela no Guia Michelin, premiado nove vezes em edições do COMER & BEBER. Chef revelação em 2013, Ricardo Lapeyre levou sua Brasserie Lapeyre (melhor restaurante francês em 2015) do Centro para a Barra. Rebatizada como Bistrot, a casa encerrou as atividades em julho de 2017 no Vogue Square, depois de oito meses. A ala boêmia também sofreu baixa visível: pioneiro da cozinha contemporânea na cidade, o Bar d’Hôtel saiu de cena após o Marina All Suites, no Leblon, fechar para reforma.
O que vem por aí
Após mais de um ano de atraso, o artista plástico Vik Muniz e o empresário Cello Macedo (criador de negócios como Vezpa, Devassa e 00) devem tirar do papel em outubro o Camolese, restaurante, cervejaria própria, bar de coquetelaria e clube de jazz no Jockey Club. Donos do italiano Pici Trattoria e do francês Brasserie Mimolette, Leonardo Rezende e Gustavo Gill abrem nova frente até novembro: o Oia, também em Ipanema, um restaurante grego. À frente do Sabor D.O.C, butique de carnes no Leblon, Marcelo Malta, o fornecedor dos chefs, inaugura nos próximos meses um espaço maior (foto) no Jardim Botânico, no ponto onde funcionou o Ibérico. Já o Stuzzi, badalado bar de tapas à italiana no Leblon, ganha até outubro sua primeira filial, em Copacabana.
A dança dos pontos
Certo troca-troca faz parte do negócio, mas, desde o último COMER & BEBER, a dança das cadeiras foi intensa. Entre alguns exemplos, o Mixxing, bar de drinques surgido em Laranjeiras, conquistou fama no Rio Comprido e, desde maio de 2017, ganhou espaço mais nobre no 2º andar do restaurante Botequim, em Botafogo (foto). O Botero, estrela do Mercadinho São José, em Laranjeiras, muda-se, ainda neste ano, para a Travessa Euricles de Matos, logo em frente. Reduto de petiscos e polêmica no Leblon, o El Gordo, do português Nuno Almeida, deu lugar ao Sassá, de seu filho Salvador. Novidade mais recente, a pizzaria Ella, empreitada do chef Pedro Siqueira (restaurantes Massa e Puro), ocupa o imóvel onde funcionou por menos de um ano o restaurante Ró.
SOBE
Cerveja em lata
Marcas artesanais abasteceram as geladeiras cariocas de latinhas em 2017. Design atraente e benefícios como a conservação das propriedades da bebida conquistaram cervejarias fluminenses como 2Cabeças, Three Monkeys (foto), Hocus Pocus, Oceânica e Overhop.
Comida vegetariana
Além das casas especializadas, cujo número não para de crescer, receitas vegetarianas e veganas podem ser encontradas em cardápios de influências variadas. É o caso dos endereços de comidinhas Beefit, Brota e Okanossa e até de um bar, o Teva — todos estreantes nesta edição.
DESCE
Cozinha molecular
Aplicação de preceitos da química e da física para transformar os estados dos alimentos, a técnica revolucionou a gastronomia contemporânea, mas já não faz tanto barulho. Notório seguidor dessa escola na cidade, Felipe Bronze (Oro e Pipo) abandonou truques como o do congelamento instantâneo com nitrogênio líquido para se dedicar à brasa. O preparo no carvão incandescente, aliás, já conquistou outras cozinhas contemporâneas, a exemplo de Lilia, Puro e Lasai.