As facas vão tremer na tela a partir do dia 10 de agosto, quando oito chefs e talentos culinários em ascensão vão desafiar oito chefs consagrados da gastronomia no Brasil, à frente de restaurantes premiados. O reality culinário Iron Chef Brasil, produção da holandesa Endemol, estreia com sete episódios no Netflix, incluindo momentos como uma batalha de casais cozinheiros, e elegendo ingredientes secretos como temas para as diversas provas, caso do desafio marítimo das receitas preparadas com conchas.
+ Mistura de Peru e Japão é a nova aposta gastronômica em Copacabana
O time de desafiantes conta com os chefs cariocas Rafa Gomes, do Itacoa – prestes a abrir nova casa no Leblon -, e Bianca Barbosa, do Kalango, e a dupla de apresentadores é formada pela atriz Fernanda Souza e a chef Andressa Cabral, do Meza Bar e do Yayá, boas mesas no Rio.
O programa terá como jurados fixos o chef francês Laurent Suaudeau e a educadora Rosa Moraes, embaixadora de turismo e hospitalidade do prêmio The World’s 50 Best, que elege os melhores restaurantes do mundo. A cada episódio, para ajudar nas tarefas de escolher os vencedores, eles receberão convidados como o chef Alex Atala, o cantor Péricles, a apresentadora Eliana, o historiador Leandro Karnal e o youtuber Whindersson Nunes.
Assim como nas versões estrangeiras da série televisiva que iniciou no Japão, o mote da atração brasileira é a competição entre talentos culinários e nomes fortes da gastronomia, que são os iron chefs a serem batidos. Todas as disputas terão um ingrediente secreto para as receitas, revelado na hora.
O time de desafiantes, além de Rafa e Bianca, conta com Ieda de Matos, da Casa de Ieda, em São Paulo; Michele Crispim, vencedora do MasterChef em 2017; Paulo Rocha, confeiteiro de casas do francês Erick Jacquin; Adriano de Laurentiis, do paulistano Cais; e o casal formado pelo chef e charcuteiro Ygor Lopes, e a confeiteira Walkyria Fagundes, do AE! Cozinha, em São Paulo.
+ A taça é nossa: cachaça do Rio está entre os melhores destilados do mundo
Num dos momentos de destaque do programa, o casal citado enfrentará uma dupla de chefs também casada: Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, do baiano Origem. A equipe dos iron chefs conta ainda com os chefs Bel Coelho, do Cuia; a célebre confeiteira Carole Crema, do programa Que Seja Doce; Giovanna Grossi, do Animus; e Rodrigo Oliveira, do Mocotó, todos de São Paulo; além de Thiago Castanho, do paraense Remanso do Bosque, e Felipe Schaedler, do Banzeiro, com unidade paulistana e matriz em Manaus.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No trailer divulgado pelo Netflix, há momentos de emoção como as lágrimas derramadas por Fernanda Souza diante do chef Rodrigo Oliveira, que apresenta uma receita e fala dos tempos em que o mocotó era uma das poucas opções que sua família podia comer, e de como o caldo popular mudou sua história.