Após esgotar rapidamente as cem vagas para sua primeira turma on-line do tradicional curso de Vinhos e sua Degustação, com início na segunda (17), a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) abriu mais uma classe, para começar em 21 de setembro. Mais uma prova de que a bebida segue em alta na quarentena.
+A rota do polvo: restaurantes para provar o molusco no Rio
Via Zoom, as oito aulas, voltadas para iniciantes, passeiam por temas como a origem do vinhedo, espumantes, harmonização e serviço. No corpo de professores constam nomes como o atual presidente da ABS-Rio, Joseph Morgan, Célio Alzer, Marcos Lima, Sergio Galhardo e Fernando Lima. As matrículas podem ser feitas pelo site e o valor (R$ 1188,00) inclui kits de degustação (catorze rótulos, sendo quatro de 187 ml e dez de 375 ml), frete, material didático em PDF e certificado de participação. Há módulos mais curtos também.
+Bares e restaurantes com espaços para refeições ao ar livre
No entanto, se você quer se restringir apenas às leituras, em casa, sem tanto compromisso, com hora marcada, VEJA Rio pediu a Fernando Lima, especialista e professor da instituição, boas sugestões para quem desejar se aprofundar neste universo. Confira as dicas a serem degustadas!
+Marcelo Copello: “O consumo de vinhos no Brasil só cresce”
1) Feitos um para o outro: os vinhos perfeitos para combinar com 1 304 pratos, de Célio Alzer.
“Facílimo de se consultar, simples e direto, sugere de forma bem didática os vinhos mais adequados para acompanhar cada prato, devidamente organizado por categorias”.
2) Vinho Fino Brasileiro, de Rogério Dardeau.
“Rogério conhece o terroir brasileiro como ninguém e este livro é a referência quando o assunto é o
vinho nacional”.
3) O Guia Essencial do Vinho, Wine Folly, de Madeline Puckette e Justin Hammack.
“Perfeito para iniciantes e sempre útil para os já iniciados, com abordagem de fácil visualização e assimilação que, sempre através de gráficos, mostra de forma leve, prática e divertida as uvas mais populares, suas características e aromas”.
4) Os Guias de Vinícolas, de Flávio Farias.
“Há 5 guias: Espanha, Portugal, Chile, Argentina e Brasil & Uruguai. Cada volume analisa detalhadamente diversas vinícolas para vistar com sugestões de roteiros, hospedagem e restaurantes”.
5) The Wine Bible, de Karen Macneil.
“Recomendado para os que querem se aprofundar ou consolidar seus conhecimentos no tema. Aborda com muito conteúdo mais de 20 países e suas regiões produtoras de didática e detalhada”.
6) O meu Alentejo, de Cristina Autran.
“Não tem a pretensão de ser um guia, mas descreve inúmeras cidades alentejanas e suas peculiaridades com dicas de passeios, gastronomia e vinícolas da região, que é “a Provence e a Toscana em idioma português” nas palavras da autora”.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui