Louvando o que bem merece, ou seja, os ingredientes no apogeu do frescor, combinados com simplicidade e exuberância, o carioca Lucio Vieira constrói uma história consistente em restaurantes e bares de identidade contemporânea e preços justos, com o leme direcionado ao centro da cidade.
+ Kátia Barbosa é a Personalidade Gastronômica do Comer & Beber
De sorriso fácil, querido entre os cozinheiros e criativo das panelas aos negócios, o chef se pauta pelo aproveitamento máximo dos ingredientes em cardápios sempre em movimento. Se o ano de 2017 viu nascer o surpreendente Lilia, com alta gastronomia em casarão da então abandonada Rua do Senado, o botequim Labuta veio em seguida na mesma via, e o Lilia Café tornou-se um destino para os amantes da restauração no Centro Cultural Banco do Brasil.
Em 2023, o Labuta Mar abrirá na Glória e o Braseirinho Labuta no Centro. O primeiro, que passou por Copacabana em 2022, é um legítimo boteco do mar. E o segundo terá galetos e petiscos na brasa, formato popular com as bossas do cozinheiro.
Fisgado pelos fogões após ganhar da irmã o livro Chame o Chef, sobre perrengues nas cozinhas, Lucio se formou na faculdade de gastronomia e trabalhou com feras como Bel Coelho e Checho Gonzales, em São Paulo. É hoje um formador de jovens chefs que já se destacam em seus restaurantes.
O menu de quatro etapas do Lilia (R$ 92,00), com opções que mudam a cada dia, permanece na vanguarda exibindo obras-primas nas louças, como o peixe pampo cru e marinado, com chuchu, leite de coco, óleo de coentro e ovas de massagô. Difícil não cair nessa rede e se deixar levar.
Rua do Senado, 45, Lapa, ☎ 3852-5423 (60 lugares). 11h30/15h (sáb. até 16h; fecha dom.). www.instagram.com/lilia.restaurante. Aberto em 2017.