E o La Fiorentina, quem diria, foi parar em Ipanema. Fechado desde fevereiro e de forma definitiva no endereço histórico do Leme, devido à falta de pagamento de uma dívida em torno de R$ 10 milhões, o restaurante vai reabrir no final de maio na Rua Aníbal de Mendonça.
+ Sorria, o Sat’s está na Barra, com galetos, chope gelado e muito mais
O negócio pertence ao empresário Delorme Lima, da DCL, que alugava com seu grupo o antigo imóvel e a marca histórica, e comprou todos os bens no interior do restaurante. O La Fiorentina fechou no endereço original pela dívida contraída pelos proprietários do imóvel com o Banco Cédula. Como não foi paga, o espaço foi a leilão.
“Espero que o cenário mude e a Justiça reveja a decisão. A dívida é antiga e existe uma negociação. O imóvel e a marca são alugados, e tudo o que está dentro do restaurante foi comprado pela DCL“, disse, na época do fechamento, o advogado Alexandre Serpa Pinto, representando Delorme.
A DCL informou que sempre esteve com suas cotas em dia, e pretende transportar toda a extensa memorabilia artística da casa para o novo endereço de Ipanema. Isso inclui os móveis e as dezenas de quadros com fotografias raras. A ideia é descobrir um meio de transportar também os milhares de autógrafos nas paredes da casa original. Segundo o chef Leandro Oliveira, o cardápio será quase o mesmo, com algumas novidades.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Fundado em 1957 e recebendo, até seu último dia de funcionamento, a classe artística carioca em peso, todas as noites, incluindo parcerias com espetáculos teatrais, o La Fiorentina foi tombado pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2022, e já havia sido decretado patrimônio imaterial da cidade pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).