No mês de comemoração da Consciência Negra, bares e restaurantes da Zona Portuária participam da primeira edição do Festival do Camarão do Porto, com pratos tradicionais de origem africana que incluem o crustáceo como estrela principal. Até o dia 30 de novembro, o evento conta com 23 participantes nos bairros da Saúde, Gamboa e do Morro da Providência, que compõem uma região de relevância histórica e cultural conhecida como Pequena África.
+ O drinque da vez: os segredos do melhor gim-tônica da cidade
Além do cardápio à base de camarão – que reúne desde o famoso Nhoque à la Jura, escolhido como melhor prato no Festival Gastronômico Sabores do Porto em 2012, ao pastel de camarão da Casa Porto, passando pelo acarajé da Casa Omolokum e outras delícias -, o festival também conta com shows, roda de samba e exposições artísticas.
No Largo da Prainha, as apresentações musicais ocupam a sacada do Bafo da Prainha, eleito o melhor botequim do Rio pelo Prêmio VEJA RIO Comer & Beber 2021. O local também recebe no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a roda de samba da Pedra do Sal.
Alguns restaurantes locais abrigam mostras artísticas neste período, como o Gratto Restaurante, onde o artista maranhense Fernando Mendonça expõe seu trabalho Gamboa 2020, com obras que retratam o bucólico bairro. O espaço pode ser visitado de terça a domingo, das 13h às 22h.
Já na Casa Porto, a artesã Marisa Silva apresenta a exposição Bordados Políticos, até o dia 12 de janeiro. A mostra, que traz denúncias sobre o momento histórico e político do país por meio de linhas e pontos, fica disponível ao público de quinta a sábado, das 11h às 23h.
+ Desce a cerveja: Zeca Pagodinho inaugura mais duas filiais de seu bar
Promovido pela Liga Gastronômica e o Polo da Região Portuária, com apoio do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), o festival foi idealizado como uma forma de apoiar os empresários locais que sofreram prejuízos financeiros desde o início da pandemia, em março de 2020.
Com o avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19, a região histórica volta a atrair cada vez mais cariocas e turistas, tanto pela gastronomia, quanto pelos antigos casarões e pelas manifestações culturais que ali acontecem. O bairro da Saúde, inclusive, foi recentemente considerado um dos bairros mais legais do mundo pela revista britânica Time Out, o que fez ainda mais olhares se voltarem à região.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Veja a lista com todos os participantes do festival e seus respectivos pratos:
- Angu Do Gomes: largo do camarão cremoso. Largo de São Francisco da Prainha, 03 – Saúde. Segunda a Sexta, das 11h às 22h. Sábado e domingo, das 11h às 20h;
- Bafo Da Prainha: espetinho de camarão. Rua São Francisco da Prainha, 15 – Saúde. Quarta a domingo, das 11h às 23h;
- Comezinho Bar: bobó de camarão. Largo de São Francisco da Prainha, 17 – Saúde. Todos os dias, das 11h às 22h
- Pequeno Museu Carioca: empada de camarão. Rua São Francisco da Prainha, 19 – Saúde. Quarta a Domingo, das 11h Às 23h.
- Gratto Restaurante e Bar: linguine de pupunha na espuma de queijo com camarão empanado. Largo De São Francisco Da prainha, 23 – Saúde. Terça a domingo, das 13h às 22h.
- Tendinha.Co: vatapá. Beco João Inácio, 04 – Saúde. Sábado e domingo, das 12h Às 22h.
- Armazém Zero4: camarão na canoa. Largo de São Francisco da Prainha, 04 lj b – Saúde. Terça a domingo, das 13h Às 22h.
- Bar Da dulce: risole da dulce. Rua São Francisco Da Prainha, 4 lj a – Saúde. Terça a domingo, das 13h Às 22h.
- Casa Porto: pastel de camarão. Rua São Francisco Da Prainha, 04 Sobreloja – Saúde. Quarta a sábado, das 11h às 23h.
- Sakode na Chapa: espaguete ao molho de gamba (camarão). Rua Sacadura Cabral, 81 lj a – Saúde. Segunda a sexta, das 12h Às 19h.
- Gracioso: risole de camarão. Rua Sacadura Cabral, 97 – Saúde. Segunda a sexta, das 11h às 22h. Sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h.
- Centro de Cultura Única: batata recheada com camarão. Rua Sacadura Cabral, 109 – Saúde. Todos os dias, das 11h Às 20h.
- Da Pedra Bar e Restaurante: delícia dos deuses. Rua Argemiro Bulcão, 33 – Saúde. Segunda a domingo, das 12h Às 23h.
- Casa Omolokum: acarajé. Rua Argemiro Bulcão, 51 – Saúde. Sexta, sábado e domingo, das 13h Às 19h.
- Quitutes Da Luz: moqueca de peixe com camarão. Rua do Jogo da Bola, 117 – Morro Da Conceição. Sexta, sábado e domingo, das 11h Às 18h.
- G&Ggourmet: bobó de camarão. Ladeira João Homem, 13 – Morro Da Conceição. Quarta a domingo, das 12h às 18h.
- Tenda Nômade: penne ao molho de limão, alho poró e camarões. Rua Sacadura Cabral, 10 Lj e – Saúde. Quinta a domingo, das 12h Às 21h.
- Kalesa Bar / Lindy’s Lanches: camarão a tissunami. Rua Sacadura Cabral, 61 – Saúde. Todos os dias, das 11h à 00h.
- Maravilha Da Praça: camarão à moda do porto. Rua Sacadura Cabral, 53 – Saúde. Todos os dias, das 11h Às 23h
- Recanto Dos Sabores: moqueca de camarão com banana da terra. Rua Sacadura Cabral, 71 lj b – Saúde. Segunda a quarta, das 11h às 20h. Quinta a domingo, das 11h às 22h.
- As Pimentas: gostosura de camarão. Rua do Propósito, 43 (Esquina Rua Leôncio De Albuquerque) – Gamboa. Segunda a sábado, das 11h Às 21h.
- Mississippi delta Blues: pop corn shrimp. Rua Pedro Ernesto, 89 – Gamboa. Quinta a sábado, das 18h30 à 01h.
- Bar Da Jura: nhoque com camarão. Final da Ladeira do Barroso, no Mirante Do Teleférico – Morro da Providência. Todos os dias, das 12h às 17h (sob encomenda no dia anterior).