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Food trucks entram na onda da alimentação saudável

Nova geração de caminhões e trailers aposta em receitas leves para atrair os cariocas

Por Carol Zappa
Atualizado em 2 jun 2017, 12h18 - Publicado em 19 dez 2015, 00h00
Graviola Gourmet: vinte eventos por mês
Graviola Gourmet: vinte eventos por mês (Felipe Fittipaldi/)
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Espaguete de pupunha, lasanha de berinjela, hambúrguer de shiitake. Tudo sem frituras, gorduras ou adição de açúcar, itens banidos do food truck Graviola Gourmet. E basta o veículo estacionar nos pontos em que vende seus produtos para que o público faça fila atrás das suas comidinhas saudáveis — e, sim, deliciosas. O negócio vem fazendo tanto sucesso que, a cada mês, o trailer comandado pelo casal Abner Lopes e Manoela Maia marca presença em pelo menos vinte eventos, além de realizar as vendas nas ruas. Engana-se quem pensa que o cardápio do Graviola é um caso isolado: desde que as cozinhas sobre rodas se popularizaram na cidade e ganharam as vias públicas com pontos liberados pela prefeitura, as delícias calóricas vêm enfrentando a concorrência de acepipes light. No lugar de hambúrgueres, cachorros-quentes e batatas fritas, entram em cena sanduíches naturais, receitas vegetarianas e sucos orgânicos. “No início enfrentamos certa resistência do público, porque existe essa ideia de que comida de rua tem de ser pesada. Mas a preocupação com o bem-estar é uma tendência cada vez mais forte e as pessoas têm buscado se alimentar melhor”, diz Manoela, que, em pouco tempo, viu receitas como o salpicão de frango com creme de ricota e palha de pupunha conquistar uma clientela fiel  — a atriz Bruna Marquezine, por exemplo, tornou-se fã dos quitutes.

A nutricionista Cynthia Howlett: aposta no exótico juçaí
A nutricionista Cynthia Howlett: aposta no exótico juçaí ()

Levando em consideração que o Rio tem uma forte cultura voltada ao culto ao corpo e à alimentação saudável, era uma questão de tempo até que as comidinhas naturais chegassem aos food trucks, com roupagem moderninha e receitas e ingredientes de apelo exótico. No Juçaí, a estrela é um pequeno fruto de mesmo nome — um primo do açaí, só que extraído da palmeira juçara. Desenvolvido e produzido de forma sustentável, o produto ganhou as ruas em novembro, vendido em forma de um sorbet feito a partir da polpa do fruto misturada a banana e inhame. “O juçaí é um superalimento, com valores nutritivos muito superiores aos do açaí, totalmente orgânico e sem conservantes”, defende a nutricionista e apresentadora Cynthia Howlett, que é uma das sócias no negócio sobre rodas. Outro ingrediente em alta entre os cariocas, a tapioca é a estrela de um dos carrinhos mais populares do circuito de rua, o Tapí. Com agenda divulgada através das redes sociais, aposta na goma 100% natural de fabricação própria, preparada em sabores como beterraba, maracujá e café. As receitas são arrematadas por recheios de salmão defumado, cream cheese e cebola-roxa ou queijo brie com mel trufado e amêndoas torradas.

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Infográfico
Infográfico ()

O mercado dos food trucks naturebas é tão promissor que há negócios orientados para públicos específicos. O Zaiber, por exemplo, é voltado à alimentação funcional para os adeptos da malhação e costuma estacionar nos arredores de eventos esportivos e academias de ginástica. “Sentia falta de um lugar para comer depois do treino. Por mais que buscasse uma alimentação mais balanceada, acabava comendo besteira por falta de opção”, explica o sócio Vinicius Seiberlich, que contratou uma nutricionista para desenvolver o cardápio. Sensação entre os malhadores, a crepioca é o carro-chefe. Sem glúten nem lactose, ela é feita com massa à base de tapioca, ovos e semente de chia. Com opções destinadas a crianças, o charmoso QuinTAO Café junta alimentos naturais e orgânicos a atividades lúdicas e interativas para os pequenos. Desde abril, o cardápio da chef Anna Elisa Castro circula em festas infantis, escolas e eventos direcionados para os miúdos, como o Burburinho, que ocupou o Jockey no fim de novembro. Na frota de food trucks do bem o que não falta é criatividade.

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