Grado é o campeão na categoria Italiano pela quarta vez
Com maestria, o chef Nello Garaventa viaja pelas várias regiões de um país de culinária preciosa, homenageado no forno à lenha da casa dos anos 1940
Passaporte, que nada. À Itália se chega através de uma estreita rua arborizada do Jardim Botânico, onde uma casa de 1942 tem por coração um forno a lenha na cozinha aberta. Na porta, um Pinóquio de madeira anuncia o aconchego com piso de taco, livros nas estantes e uma vitrola em cômoda marchetada de jacarandá que exibe um LP do pianista Bill Evans.
+ Chez Claude leva o troféu do melhor restaurante francês do Rio
O jazz compõe a trilha que embala os fãs das receitas do chef Nello Garaventa, devoto das influências regionais diversas de um país de culinária preciosa, que garantiu ao restaurante o tetracampeonato em VEJA RIO COMER & BEBER.
O menu de preço fixo (R$ 189,00) inclui entrada, prato, sobremesa e o couvert com pão e manteiga. O início da viagem sugere clássicos como a berinjela gratinada na lenha com mussarela de búfala e molho de tomate. O primoroso espaguete ao vôngole e o agnolotti de javali, de carne rosada e úmida, exibem a categoria de Nello nas pastas e recheios aprendidos em restaurantes fincados em rotas gastronômicas italianas, onde trabalhou.
A torta de maçã assada com pinholes e creme inglês é um portento, mas o paraíso está ao alcance também na fruta da estação em zabaione e avelãs crocantes. A Itália em sua exuberante simplicidade.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Rua Visconde de Carandaí, 31, Jardim Botânico, ☎ 3253-3101 (70 lugares). 19h/23h (sáb. 12h30/16h30 e 19h/23h; dom. 12h30/17h; fecha seg.). www.instagram.com/gradorestaurante. Aberto em 2017. $$$