Janeiro quente: novidades gastronômicas e etílicas que vão sacudir o Rio
Bar na Lapa e restaurante de requinte em Ipanema são duas das aberturas mais aguardadas para 2024
Na cidade dos verões que anunciam novidades, janeiro de 2024 chega com inaugurações de peso nas áreas dos bares e restaurantes, com duas aguardadas aquisições de cardápios autorais, além de encontros regados a cervejas, cavacos e pandeiros onde os botequins pedem passagem.
Suru Bar
Nos primeiros dias do ano, já estará na ativa o Suru Bar, estabelecimento na Rua da Lapa que une dois talentosos mixologistas de muitas boas histórias, agitos e cartas de drinques nas noites cariocas: Igor Renovato e Raí Mendes levantam a bandeira da “coquetelaria popular carioca” em casarão antigo do bairro decorado com as cores verde e rosa da Mangueira.
+ Delícias vegetais: Teva abre delicatessen em Copacabana
Entre acepipes de botequim e comida caseira de acento mineiro nas panelas, ganharão os copos drinques como o Surupinga, unindo cachaça, jurupinga e frutas da estação. O bar terá como gerente de salão o também bartender Luis Rosalvos, que se destacou à frente dos drinques do restaurante Ocyá, e traz entre os sócios Edu Araújo e Jonas Aisengart, de sucessos como os bares Chanchada e Quartinho.
Quintal dos Botecos
A onda dos botecos também vem forte em eventos como o Quintal dos Botecos, itinerante e gratuito, que ocorrerá uma vez por mês, de sexta a domingo, com a presença de um time diversificado de bares, feira de moda, DJs e rodas de samba e choro. A estreia será na Praça do Lido, nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, com roda de samba comandada por Marcelle Brito, no sábado (20). Estarão na praça os petiscos de Deza Botequim, Santo Remédio, Pescados na Brasa, Seu Jão, Bar da Portuguesa, Amir, Ceviche da Fabi, Diamante Gastrobar e Botecô (do chef francês Didier Labbé).
Circuito Salgueirense dos Botequins
Em toada semelhante, amplificada pela bateria da escola de samba, o Circuito Salgueirense dos Botequins vai reunir um timaço de 10 bares para servir seus petiscos e comandar os agitos culturais na quadra do Salgueiro, uma vez por mês. Haverá shows com nomes destacados do samba carioca, sem falar na apresentação final de cada tarde, com a Bateria Furiosa, além de exposição e bate-papos. A programação da primeira edição, no dia 7 de janeiro, terá Gabriel da Muda, Marina Iris e Nego Álvaro no comando musical.
O ator e escritor salgueirense Haroldo Costa, e o professor e escritor Luiz Antônio Simas inauguram o projeto, falando sobre os 70 anos da Academia do Samba. Haverá distribuição de brindes e sorteios e área para as crianças.
O grande elenco de bares terá Bar da Frente, Baixela, Bar do Momo, Botero, Bar da Gema, Cine Botequim 2, Bar da Portuguesa, Groen, Pescados na Brasa e Bode Cheiroso.
Koral
Da “botecagem” aos restaurantes de repertório requintado, quem inaugura em Ipanema é o esperado Koral, que revelará pela primeira vez, com total liberdade, a cozinha autoral do jovem chef Pedro Coronha, premiado nos tempos em que esteve à frente do Mäska.
O restaurante parte de influências das cozinhas sul-americana, nórdica e asiática, do conceito da casa ao menu, definido pelo chef como “divertido, casual e moderno”. Na cozinha, a brasa terá presença constante, das entradas e snacks aos principais, além de preparos crus, frutos do mar, carnes selecionadas e coquetelaria autoral.
Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Officina Local
Em fevereiro, uma outra abertura vai dar o que falar na Rua Arnaldo Quintela, a atual passarela gastronômica de Botafogo. A Officina Local será uma versão turbinada da Locale, a premiada e pequenina pizzaria de Guilardo Rocha, em Copacabana. Além das pizzas, a curadoria atenta de pequenos produtores artesanais se estenderá a pratos e sobremesas de maior capricho, assim como as bebidas trabalhadas no bar de coquetelaria.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/
ANDROID: https://abr.ai/