Katia Barbosa, ou Katita, como é chamada pelos (muitos) amigos na gastronomia, ficou famosa por ser a inventora do bolinho de feijoada. Mas, à parte o petisco que lhe deu fama e tornou-se o carro-chefe da casa, no cardápio do seu restaurante, Aconchego Carioca, também há outras opções queridinhas do público. Uma delas é o camarão na moranga.
+Como fazer: Batista ensina o passo a passo da sua clássica feijoada
“Essa receita é de um restaurante que fui uma vez em Vargem Grande, há muito tempo. Nessa época eu nem pensava em trabalhar com comida, mas nunca esqueci o prato, muito menos o restaurante, que infelizmente não existe mais”, conta a chef, que, mesmo antes de abrir seu próprio estabelecimento, gostava de preparar o prato para a família e os amigos em casa. “Desde o começo do Aconchego Carioca, fiz questão de colocá-lo no cardápio. Faz parte dos clássicos, junto com o bobó de camarão e o baião-de-dois”, diz.
+Nathalie Passos: chef ensina a receita de sua famosa lasanha de abobrinha
Jurada do Mestre do Sabor, a chef Katia Barbosa divide com os leitores de VEJA RIO o passo a passo do preparo. Teste e conte como ficou marcando a gente com a tag #vejario:
+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Rendimento: cinco porções
1 abóbora moranga grande
150 g de cebola
600 g de camarão médio sem casca
150 g de tomate
100 g de pimentão verde
20 g de alho
10 g de coentro
150 g de requeijão tipo catupiry
2 colheres de sopa de azeite composto
1 colher de sopa de temperos desidratados (alho, salsa e cebola)
sal e pimenta-branca a gosto
Modo de preparar
Lave a moranga, abra o tampo e retire as sementes. Em caso de não ter forno com vapor, coloque a moranga emborcada (de cabeça pra baixo) em uma panela com água fervendo. Deixe por mais ou menos trinta minutos. Aqueça uma frigideira, adicione o azeite composto e refogue o alho rapidamente. Em seguida, coloque o camarão. Salteie. Acrescente a cebola, o tomate e o pimentão. Adicione o sal, a pimenta e os demais temperos desidratados (alho, salsa, cebola). Deixe cozinhar até o camarão ficar rosa. Desligue o fogo e acrescente o coentro picado. Pegue a abóbora já cozida do forno e coloque, no fundo, uma camada de requeijão. Coloque o camarão e cubra com o restante do requeijão. Coloque no forno até derreter o queijo e gratine. Sirva com arroz e farofa de dendê.