Best-seller internacional, com mais de 200 000 exemplares vendidos e recém-lançado por aqui, o livro Chega de Açúcar (Editora Sextante; 224 páginas; 59,90 reais), da jornalista e blogueira australiana Sarah Wilson, apresenta um plano de oito semanas para desintoxicar e vencer o hábito de ingerir a substância.
+ Em livro, Ricardo Amaral narra fatos curiosos sobre o Rio
O título foi escrito com base na própria experiência pessoal da autora, que, consumidora voraz do ingrediente, um dia se deu conta do quanto o consumo desta substância poderia estar associado a oscilações de humor, ganho de peso, problemas no sono e doenças relacionadas à tireoide. Foi então que resolveu se livrar dela e, num passo mais adiante, alertar as pessoas sobre os perigos do açúcar.
Em seus estudos, por exemplo, ela chegou à conclusão de que a frutose – encontrada em doces, no mel, nas frutas e em alguns outros vegetais – é a grande vilã da boa alimentação. Sarah ainda sugere trocar o açúcar por proteína e gordura. “Estou falando de gorduras naturais, não processadas, e proteínas de qualidade, como ovos, queijos, sementes oleaginosas e coco. A gordura e a proteína combatem o desejo de devorar uma ‘guloseima “, revela.
A obra reúne ainda ideias de como substituir o ingrediente, além de dicas para vencer o desejo por doce e 108 receitas sem açúcar, inclusive sobremesas. Confira abaixo a seleção de VEJA RIO.