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Malbec, tempranillo, cabernet sauvignon e os vinhos preferidos dos cariocas

Pesquisa exclusiva traça o perfil de consumo dos moradores do Rio, que dão preferência aos tintos, responsáveis por 79% das vendas

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 fev 2022, 13h12 - Publicado em 10 fev 2022, 13h10
Vinhos: tintos respondem por 79% do consumo dos cariocas
Festivais: vinhos de diversos países têm paradas na Barra e na Ilha do Governador (Kelsey Knight/Unsplash/Reprodução)
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Em 2021, os cariocas degustaram mais vinhos à base de tempranillo, malbec e cabernet sauvignon. É o que aponta uma pesquisa exclusiva da Evino sobre o comportamento de consumo dos cariocas. “O Portada Winemaker’s Selection, da vinícola DFJ, na região de Lisboa”, é o que mais agrada, por sua versatilidade e harmonia entre aromas, sabores e estrutura”, conta o CEO Ari Gorenstein.

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O tinto corresponde a 79% das vendas na preferência do público nestas praias. No entanto, a porcentagem do consumo de brancos no Rio (10%), tanto no estado quanto na capital, é um pouco mais elevado do que na região sudeste como um todo (9%).

No último ano, foram 1,3 milhão de garrafas vendidas pelo e-commerce, o equivalente a (pasmem), 6,1 milhões de taças. Entre os meses de maior volume figuram novembro (em razão da Black Friday) e o período de maio a agosto, com temperaturas mais amenas.

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O perfil de compra na Cidade Maravilhosa é de rótulos entre R$ 35,00 e R$ 70,00. “Mas os vinhos acima de R$100, do projeto Produtores Renomados (vinhos produzidos por vinícolas que estão entre as melhores do mundo), têm ganhado cada vez mais destaque”, complementa Gorenstein.

Dentre os compradores, 59% se identificam como sendo do sexo masculino e 38% como feminino. A faixa etária entre 40 a 60 anos predomina entre a clientela da plataforma.

No quesito tendências, é cada vez maior a busca por vinhos em lata, somando 4 000 unidades em 2021 para a turma entre 34 e 45 anos. Aqui, 60% das consumidoras se identificam como mulheres.

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