Em 2021, os cariocas degustaram mais vinhos à base de tempranillo, malbec e cabernet sauvignon. É o que aponta uma pesquisa exclusiva da Evino sobre o comportamento de consumo dos cariocas. “O Portada Winemaker’s Selection, da vinícola DFJ, na região de Lisboa”, é o que mais agrada, por sua versatilidade e harmonia entre aromas, sabores e estrutura”, conta o CEO Ari Gorenstein.
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O tinto corresponde a 79% das vendas na preferência do público nestas praias. No entanto, a porcentagem do consumo de brancos no Rio (10%), tanto no estado quanto na capital, é um pouco mais elevado do que na região sudeste como um todo (9%).
No último ano, foram 1,3 milhão de garrafas vendidas pelo e-commerce, o equivalente a (pasmem), 6,1 milhões de taças. Entre os meses de maior volume figuram novembro (em razão da Black Friday) e o período de maio a agosto, com temperaturas mais amenas.
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O perfil de compra na Cidade Maravilhosa é de rótulos entre R$ 35,00 e R$ 70,00. “Mas os vinhos acima de R$100, do projeto Produtores Renomados (vinhos produzidos por vinícolas que estão entre as melhores do mundo), têm ganhado cada vez mais destaque”, complementa Gorenstein.
Dentre os compradores, 59% se identificam como sendo do sexo masculino e 38% como feminino. A faixa etária entre 40 a 60 anos predomina entre a clientela da plataforma.
No quesito tendências, é cada vez maior a busca por vinhos em lata, somando 4 000 unidades em 2021 para a turma entre 34 e 45 anos. Aqui, 60% das consumidoras se identificam como mulheres.
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