Lasai fatura o prêmio de melhor cozinha de autor no Comer & Beber
Em novo formato, o chef Rafa Costa e Silva recebe dez comensais no luxuoso balcão, para os menus que podem mudar a cada dia
A discreta fachada com porta de madeira e interfone não dá pistas de que ali funciona um restaurante. Nada sobra do agito externo do Largo dos Leões, no Humaitá, quando se entra na sala em formato de caixa, sem janelas e com isolamento sonoro, iluminação teatral e assentos para dez, digamos, espectadores.
+ É tetra! Malta Beef Club é o dono da melhor carne no Comer & Beber
A comparação artística se justifica pela performance da afinada equipe de sete pessoas, à frente de uma parede negra de fornos, grelhas e termocirculadores de alta tecnologia, em preparos sob o comando do chef Rafa Costa e Silva. A versão atual da casa aprofunda a proposta de uma cozinha da horta à mesa strictu sensu ao levar os comensais aos bastidores do processo de execução do menu de oito aperitivos, quatro pratos, seleção de queijos e duas sobremesas (R$ 875,00, ou R$ 1 275,00 com harmonização).
Utilizando insumos cultivados no Vale das Videiras, na Região Serrana, e de pequenos produtores do estado, o chef cria de forma intuitiva cada experiência, privilegiando os vegetais. A carta de vinhos naturais revela a elegância da sommelière Maíra Freire, que utiliza ainda cerveja e saquê para destacar pratos como o rabo de porco, raiz de aipo e cogumelos.
As cerâmicas também exibem combinações como a ostra com pimenta-de-cheiro, mel e limão-caviar (fruta exótica com pequenas bolinhas que estouram na boca), e a mandioca na manteiga com castanha-do-pará fresca e couve kale. Minimalismo sublime.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Largo dos Leões, 35, Humaitá, ☎ 3449-1854 (10 lugares). Reserva às 20h (sáb. às 19h e 22h30; fecha dom. e seg.). www.lasai.com.br. Aberto em 2014. $$$$