O Mondial é “de la Bière”, com certeza, mas a gastronomia pede passagem no momento em que o enorme evento cervejeiro investe na qualidade da comida que será oferecida nos cinco dias do festival, que ocorre de 7 a 11 de dezembro, na Marina da Glória.
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Se a vocação da cerveja para harmonizar e acompanhar as diversas culinárias ainda é um assunto que engatinha entre chefs e mestres cervejeiros, a subida de régua na qualidade dos cardápios “sólidos” presentes no mais famoso evento brasileiro em torno da bebida cria um cenário animador, sem falar nas atrações anunciadas para a coquetelaria.
Os responsáveis por chancelar as novas versões de hambúrgueres, hot dogs e pizzas – itens entre os mais procurados do evento -, assim como ampliar a oferta de frutos do mar e receitas vegetarianas, são os chefs Pedro Benoliel, carioca e comandante da tropa, o paulista Paulo Yoller, que fez fama com os hambúrgures de seu Meats, e venceu o reality show Cook Island, do GNT, e o baiano Kaywa Hilton, do restaurante Boia, participante do programa Mestre do Sabor e craque nos frutos do mar.
Serão cinco restaurantes por eles comandados, e o momento é de estabelecer parcerias com marcas e produtores para então construir os cardápios, que ficarão prontos e serão divulgados até o fim de novembro.
“O giro da chave é transformar o Mondial num evento completo, dos palco e shows às opções de gastronomia. Vamos subir o padrão de qualidade da comida à altura do que é oferecido em termos de cervejas artesanais“, diz o chef e consultor Pedro Benoliel.
O público pode esperar também sugestões de harmonizações nos cardápio, de acordo com Gabriel Pulcino, gerente de projetos da GL events Exhibitions e responsável pelo festival: “Vamos trazer indicações de diversos estilos de cervejas artesanais para harmonizar com a gastronomia e alcançar diferentes paladares”, afirma.
O diálogo da bebida fermentada de maltes e lúpulos com a coquetelaria também promete dar o que falar e beber, e drinques de alta gama serão oferecidos pelo Liz Cocktails & Co, um dos bares mais premiados do Rio, que será montado no Mondial. Seu criador, Tai Barbin, foi nomeado embaixador de mixologia do evento e está finalizando uma carta com cinco drinques, sendo dois com cerveja na receita.
“Estamos num momento em que cervejarias começam a fabricar também destilados, e abrir bares de drinques. Uma união de dois mundos, com o entendimento do que a cerveja pode representar como insumo na coquetelaria. Na descoberta do que ela agrega aos coquetéis, existe um incentivo para as pessoas conhecerem melhor a cerveja e seus estilos”, afirma Tai.
Os restaurantes e food trucks ficarão num “biergarten” com mais de 50 rótulos servidos nas torneiras de chope. As cervejarias participantes estarão num galpão com mais de 1.500 opções, envolvendo marcas como as cariocas Hocus Pocus, Belgacarioca, Mad Brew, Mistura Clássica e Carioca Brewing, assim como a baiana Maraú, a paulista Dádiva e Armadillo Brewery, do cerrado mineiro, entre muitas outras.
A lista das cervejarias confirmadas e os ingressos, a partir de R$ 60,00, podem ser encontrados no site oficial: www.mondialdelabiererio.com.