Ela é a queridinha dos clientes do Naturalie Bistrô, restaurante vegano de Nathalie Passos, em Botafogo. E a chef garante: o que faz toda a diferença na sua lasanha de abobrinha é o molho de tomate, uma receita que está há pelo menos três gerações na família. “Ele tinha de ser o protagonista, é uma tradição de muitos anos na minha casa”.
Rafa Brito Pereira: “Fazer pão é simples, mas exige experiência”
Nathalie conta que é preciso paciência para chegar ao ponto desejado. “O molho precisa ser cozinhado em fogo baixo por cerca de cinco horas para chegar à consistência quase pastosa”. Na busca pela composição ideal da lasanha, ela queria achar o coadjuvante perfeito. Foi quando teve a ideia de também usar uma receita de ricota de cabra, ensinada por uma grande amiga. “Para que os dois fossem os protagonistas do prato, pensei na lasanha de abobrinha, um legume delicioso e sutil, que não iria ‘roubar’ nem ‘mascarar’ o sabor do molho e da ricota”, conta.
+Como fazer: Batista ensina o passo a passo da sua clássica feijoada
A chef Nathalie Passos dividiu a receita com VEJA RIO. Experimente e conte para nós como ficou, poste a tag #vejario e marque a gente:
Ingredientes
5 abobrinhas
1,5 kg de tomate
500g Ricota ou cottage (no Naturalie Bistrô usamos ricota de cabra, mas pode ser outra)
Rendimento – 5 porções
Abobrinha
Laminar a abobrinha na espessura de 1cm, marinar com azeite, tomilho, sal e pimenta a gosto. Reservar até sorar, e em seguida escorrer a água. Grelhar rapidamente numa frigideira antiaderente.
+Rafa Brito Pereira: “Fazer pão é simples, mas exige experiência”
Molho de tomate
Ferva água, retire o pedúnculo do tomate e faça um leve corte em forma de cruz na parte inferior do tomate.
Mergulhe na água fervente por cerca de 20 segundos, retire e mergulhe imediatamente em água com gelo para interromper o cozimento. Esse processo ajuda a facilitar a retirada da pele do tomate.
Retire a pele, corte em cubinhos.
Refogue cebola no azeite em fogo baixo até ficar completamente transparente sem queimar, coloque alho picado e em seguida os cubinhos de tomate, sal e pimenta a gosto. Abaixe o fogo e deixe cozinhando até a água secar por completo, de maneira que fique um molho de consistência cremosa. Nessa preparação podemos também colocar ervas de preferência, como manjericão e tomilho.
+Happy hour: promoções e novidades nos bares e restaurantes cariocas
Ricota
Retire o soro e tempere com salsa, alecrim, orégano, manjerona, sal e azeite a gosto.
Montagem
Abobrinha (2 camadas)
Molho de tomate
Abobrinha (2 camadas)
Queijo temperado
1 rodela de tomate finalizando