A pandemia da Covid-19 atingiu os bares e restaurantes em cheio. Diante da necessidade de fechar as portas do dia para a noite, 92% das empresas do setor experimentaram queda no faturamento, de acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o faturamento do setor chegou a cair 40%. Mas o Índice Cielo do Varejo Ampliado (Cielo/ICVA) identifica uma recuperação do setor, na ordem de 10% ao mês, desde junho – em outubro, alcançou a marca de 73% de retomada na comparação com o período anterior à crise.
No início da pandemia, o setor encontrou formas de preservar a saúde de colaboradores e clientes. Na sequência, incrementou as ações de delivery, de forma a garantir a continuidade dos negócios e prestar serviço para as pessoas que cumpriam as medidas de isolamento social. O próximo passo, a reabertura gradual, está em andamento.
Novas experiências
Em cada uma dessas etapas, Nespresso Professional manteve seu compromisso como parceira dos empreendimentos de gastronomia. A companhia estendeu os prazos de pagamento e também apostou em ações de suporte financeiro para as empresas com a ação Apoie um Restaurante.
“O cliente entrava num site, comprava um voucher de 50 reais de um dos restaurantes parceiros listados ali. Nós bancávamos os outros 50 reais”, afirma Eduardo Trielli, head de Nespresso Professional no Brasil. A empresa divulgou também um guia de segurança contra o novo coronavírus, com sugestões de ações desde o recebimento da mercadoria até o momento de o cliente pagar a conta.
As ações da companhia incluíram, ainda, a produção de um cardápio especial, que foi disponibilizado para os restaurantes parceiros.
São 15 drinques que trazem desde bebidas para ambientes com crianças até opções alcoólicas para os fins de tarde. Tudo para garantir que os estabelecimentos estivessem preparados para proporcionar um menu completo e cheio de possibilidades para os consumidores.
O principal objetivo do cardápio é diversificar o portfólio dos restaurantes e, assim, aumentar o tíquete médio – inclusive com o delivery de algumas das opções de bebidas, especialmente as frias.
Quando se trata de gastronomia, ressalta Trielli, a experiência é a chave do negócio. Ainda mais num período em que se reinventar é um imperativo. “O mercado começa a retornar agora, e a comunicação com o cliente terá que ser diferente. Os procedimentos de segurança precisam ficar claros para o consumidor final. E este, por sua vez, mudou a forma de se relacionar com os restaurantes. Ele vai sair menos e será mais seletivo nas escolhas”, diz.
Nesse contexto, o café tem o potencial para expandir a experiência do cliente na finalização dos pratos. “Muitas pessoas ainda têm a visão do cafezinho do final da refeição”, lembra Adelaide Cavalcanti, especialista em café de Nespresso no Brasil. “Mas essa perspectiva está mudando. O café pode circular pelo salão inteiro, em todos os momentos do atendimento, do começo ao fim das refeições.”
A preocupação de Nespresso Professional com a flexibilização da iguaria e influência nesse setor é antiga. “Temos uma área inteira da empresa que é dedicada aos farmers, como chamamos os profissionais dedicados a buscar melhorias no cardápio de nossos parceiros”, ressalta Trielli.
Opções para todos os horários
O cardápio exclusivo de Nespresso Professional inclui bebidas como o Iced Latte Pipoca, divertido e irreverente, que leva pipoca doce de caramelo salgado, e o Samba, que combina suco de abacaxi, laranja e manga com maçã e café – o resultado é uma bebida fresca e multicolorida.
Para o fim do dia, a sugestão é o gim-tônica de café, com ristretto, gim, hortelã, limão-siciliano, água tônica e gelo. Já o Nespresso Coffee Martini envolve gelo, xarope de baunilha, café e vodca. Para o fim de noite, o Carajillo Nespresso combina licor de 43 ervas com um toque de Origin India, que explode em sabor e harmonia.
Mas como conciliar essas novas opções com o cardápio de uma casa? “Cada restaurante pode trazer para seus clientes as bebidas mais coerentes com a experiência que quer proporcionar”, responde Adelaide.
Para que o estabelecimento faça uma análise de seus próprios processos e entenda de que forma o cardápio de bebidas com café pode enriquecer a experiência dos clientes, do começo ao fim da refeição, basta entrar em contato com Nespresso Professional. “Estamos prontos não só para apresentar o cardápio, como também para prestar consultoria, de forma que a casa consiga harmonizar a bebida com os pratos que serve. Buscamos essa sinergia com as empresas do setor, que, assim, se tornam mais preparadas para lidar com as novas demandas de seus consumidores”, conclui Trielli.
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