No ano das inaugurações, onde as novidades são o mote da retomada das atividades em momento mais calmo da pandemia, Ipanema segue como solo fértil para a restauração. Na próxima semana, após o dia 11 de julho, dois restaurantes abrem as portas no bairro, distantes poucos metros um do outro. Espanha e França estão nesse radar gastronômico, em diferentes abordagens.
+ Endereço do Arab, na orla de Copacabana, dá lugar ao Encontro Nordestino
Tendo à frente o chef espanhol Pepe López, que fez trabalho notável na cozinha do Otaviano, no hotel Arena do Arpoador, o Izär define-se como “espanhol criativo”, com abordagens contemporâneas de tapas clássicos e atenção especial às paellas, especialidade de Pepe. Trata-se de um craque no socarrat, aquele arroz tostado e caramelado do fundo da panela que forma uma espécie de biscoito de sabor concentrado.
A julgar pelas foto publicadas nas redes sociais por um grupo de chefs convidados a provar alguns pratos do menu, o negócio está sério na casa que ocupará o imóvel da Rua Barão da Torre, 538, onde funcionava a versão antiga do Bazzar. Pepe posou também sorrindo na cozinha com seus quatro queimadores próprios para as panelas de paella ou fideuá, versão feita com a massa cabelo de anjo no lugar do arroz.
Na casa gestada pelo empresário Gustavo Gill e sócios, donos também do Mäska, além de paellas sedutoras de terra e mar, podemos esperar tapas como os huevos rotos (ovos estalados com jamón e batatas douradas), boquerones (pequenos peixes marinados), lulas recheadas “en su tinta”, e um rabo de toro (rabada espanhola) feito com chocolate na receita e acompanhado de batatas fritas fininhas.
+ Carbonara, amatriciana, cacio e pepe e mais: as massas viraram pizzas
Poucos passos adiante, na esquina da Rua Garcia D’Ávila, com Redentor, o L’Atelier Mimolette sai para dar lugar a outra casa do mesmo grupo 14zero3, que vestiu roupa distinta e brilhante no salão para criar o clima de diversão da Maison Bisou Bisou. É uma espécie de bistrô francês que busca um jeito Moulin Rouge de ser, com atmosfera kitsch e cercado de estantes espelhadas, figuras coloridas em neon, cadeiras estofadas com desenhos de bananas e a varanda coberta de flores decorativas de lavanda.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Entradas como o coquetel de camarões, e pratos como um canard au vin, tendo coxas de pato como protagonistas, deverão dar as caras no cardápio servido em louças desenhadas de estilo francês. O chef Rodrigo Guimarães, vencedor da última edição do programa Mestre do Sabor, gerencia todas as cozinhas do grupo que tem no mesmo bairro restaurantes como Posì Mozza & Mare, e Spicy Fish.