Tour cervejeiro
Uma dica imperdível para quem quiser se aprofundar no universo da cerveja é fazer um tour na fábrica da Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166, Petrópolis, ☎ 24 2020-9050), a cervejaria mais antiga do Brasil. O passeio interativo conta a história da bebida e permite conhecer de perto todo o seu processo de produção. É possível comer no restaurante local, que também participa do evento.
Tarde livre para compras
Agricultores orgânicos reúnem-se no Shopping Vilarejo (Estrada União e Indústria, 10035, Itaipava) para vender produtos como verduras, legumes, compotas, pães e cogumelos sem conservante nem aditivo químico. Juntam-se a eles produtores de cerveja artesanal da região, através de uma parceria com a feira Deguste. Música ao vivo completa a programação.
Menus temáticos
Os 35 estabelecimentos participantes criaram menus de três etapas, e ao menos uma delas preparada com cerveja. Chef do Solar do Império e da Pousada Tankamana, Bertrand Materne serve, em ambos, turnedô guarnecido de risoto de aspargos e cevada cozido na cerveja com linguiça crocante (foto). O percurso completo custa R$ 113,00.
Mão na massa
Para quem quiser aprimorar seus dotes culinários, a dica é visitar uma das oito oficinas programadas pelo evento. Estão previstas, por exemplo, aulas sobre a escola alemã de cerveja, seguidas de degustação; cozinha vegetariana; e até um workshop de mini-hambúrgueres artesanais para as crianças.
Cozinha colaborativa
No sábado (21), o chef Alessandro Vieira, dono do Barão Gastronomia (☎ 24 2222-2669), recebe Rafael Pires, do Paco e Baco, em Tiradentes, para um jantar a quatro mãos, às 20h. Serão seis cursos (R$ 170,00), entre eles o de filé com caviar de cerveja, legumes e fumaça de tangerina e pimenta-rosa. No dia 28, a maranhense Ana Lula, da Casa de Juja, em São Luís, divide panelas com mestres-cucas locais em plena Praça Dom Pedro, no Centro. Eles vão preparar, na hora, um prato que será servido de graça.