Continua após publicidade

Os premiados de VEJA Rio Comer & Beber 2020

Em sua 24ª edição, pela primeira vez o prestigiado troféu de chef do ano foi entregue a uma profissional dedicada à culinária vegetariana: Tati Lund

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 nov 2020, 12h51 - Publicado em 18 nov 2020, 22h01
Zeca Camargo, João Paulo (chef do Velho Adonis) e Fernanda: na premiação, desta vez on-line (Comer & Beber/Veja Rio)
Continua após publicidade

Pela primeira vez em formato digital, em função da pandemia do novo coronavírus, o prêmio VEJA Rio Comer & Beber, o Oscar da gastronomia carioca, reuniu, em cerimônia aberta ao público – outro ineditismo desta 24ª edição – cerca de 500 espectadores nesta festança on-line, apresentada por Santander, na noite desta quarta (18). Marcada pela descontração e pela alegria, a premiação foi conduzida pelos jornalistas Fernanda Thedim e Zeca Camargo, responsáveis por anunciar os vencedores de 29 categorias de estabelecimentos de comidinhas, bares e restaurantes, além de profissionais que se destacaram na cozinha e nos salões cariocas.

A noite começou com o anúncio dos vencedores da seção de comidinhas (veja a lista completa abaixo). Dentre eles, o título de padeiro do ano ficou com Rafa Brito Pereira, à frente da  The Slow Bakery. “Pão não se faz sozinho”, resumiu o publicitário de formação, agora padeiro, ao receber a condecoração. A doceira Bel Trufas foi contemplada com o melhor bolo, por sua receita molinha, servida morninha, e o Dengo levou o prêmio na categoria chocolate.

WhatsApp Image 2020-11-18 at 19.57.38
Rafa Brito Pereira, da The Slow Bakery: o padeiro do ano (Comer & Beber/Veja Rio)

Na ala dos bares, o guia, que tem patrocínio de Stella Artois, Nespresso e iFood Gourmet, coroou empreitadas como o gastrobar Nosso, a carta de drinques do Liz Cocktail & Co, no Leblon, e deu a João de Deus Lopes, mais conhecido como Boi, o posto de garçom do ano. Ex-funcionário do saudoso Hipódromo, ele agora dá expediente no Brewteco Leblon, enquanto aguarda a inauguração da nova casa que ocupará o ponto de seu antigo local de trabalho. Os comentários dos resultados ficaram a cargo de Juarez Becoza, jurado da publicação e colunista de VEJA RIO. “É ótimo ver lugares que em pouco tempo de funcionamento conseguiram se destacar fazendo um bom trabalho e outros que, em tempos difíceis, sobressaíram, por exemplo, por seu delivery”, resumiu.

Representantes da boa mesa, os restaurantes, anunciados por Fernanda e Zeca, também geraram comoção e muitos comentários em meio às torcidas na transmissão, que contou com a participação da cantora Roberta Sá enfileirando sucessos como Me Erra, Mais Alguém e Ah, Se eu Vou. Gerente comercial do iFood, Alexander Janowski anunciou o prêmio de melhor delivery ao italiano Anna. O título de melhor peixe ficou com o Venga! Chiringuito, instalado na orla de Copacabana, enquanto o aguardado prêmio de chef do ano foi dado pela primeira vez a uma representante da alta gastronomia vegetariana e pela terceira vez a uma mulher: Tati Lund, do  charmoso e aconchegante .Org Bistrô, na Barra. Visivelmente emocionada e surpresa, ela, que também venceu a categoria de endereço vegetariano, não se conteve: “Sou eu? Eu não estou acreditando, ser ativista, vegana, premiada num ano como este vale por dois, disse a chef, com os olhos marejados, exibindo a plaquinha “Comida que muda o mundo”.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

WhatsApp Image 2020-11-18 at 21.03.26
Tati Lund: a chef do ano (Comer & Beber/Veja Rio)
Continua após a publicidade

A despojada festa contou ainda com a presença de João Paulo, chef do Velho Adonis, que preparou na hora o petisco premiado (leia-se polvo com bacon) e anunciou o vencedor da missão instagram desta edição: o perfil @youmusteat.drink, que clicou o apetitoso brownie da the Bakers. Foi uma delícia, não? Mas foi só uma provinha! Vem muito mais por aí! A edição especial com os mais de 300 estabelecimentos contemplados no guia estará disponível nas bancas a partir desta sexta (20). O vídeo com a premiação, no entanto, está disponível no canal de VEJA Rio no YouTube. Se der vontade de rever, ou se você não viu, é só clicar aí embaixo. A seguir, os premiados do ano:

COMIDINHAS

O Padeiro do Ano

Rafa Brito Pereira (The Slow Bakery)

Chocolate

Dengo

Bolo

Bel Trufas

Continua após a publicidade

Granola

Naturalie Bistrô

Smash burger

Sheesh!

Pão de queijo

Empório Jardim

Sorvete

Vero Gelato Pizza e Café

BARES

O Garçom do Ano

João de Deus Lopes (Brewteco)

Continua após a publicidade

Boteco

Bar Madrid

Gastrobar

Nosso

Quiosque

QuiQui

Bar de cerveja

Brewteco

Braseiro

Galeto Sat’s

Continua após a publicidade

Carta de drinques

Liz Cocktail & Co.

Petisco

Polvo com bacon (Velho Adonis)

Visual

Arp Bar

RESTAURANTES

A Chef do Ano

Tati Lund (.Org Bistrô)

Árabe

Elias

Continua após a publicidade

Brasileiro

Maria e o Boi

Carne

Malta Beef Club

Cozinha de autor

Oteque

Francês

Emile

Italiano

Cipriani

Japonês

Naga

Pizzaria

Ferro e Farinha

Português

Gajos D’Ouro

Peixes

Venga! Chiringuito

Vegetariano

.Org Bistrô

O melhor delivery

Anna

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.