Começa neste sábado (1) a sexta edição do Prêmio Sabores da Orla, o maior festival de gastronomia praiana do Brasil. O evento vai até 31 de julho e conta com 160 quiosques participantes, que concorrem nas categorias prato principal e aperitivo. Este ano, também haverá um concurso de caipivodcas, realizado à parte.
Um júri técnico, formado por professores e especialistas do Senac, irá escolher os cinco finalistas de cada categoria na fase classificatória. Na última etapa, a decisão caberá ao chef João Diamante, embaixador do prêmio. O público também poderá votar nos seus preferidos, pelo site da Orla Rio.
+ Da quermesse para a mesa: doces juninos para experimentar no Rio
Entre os critérios para a escolha dos vencedores, estão sabor, criatividade e apresentação. Serão 50 mil reais em prêmios, 25 mil para cada categoria. O resultado será divulgado em um evento para convidados, com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Orla Rio, em 16 de agosto. A lista completa dos participantes será disponibilizada no site da concessionária.
No ano passado, o quiosque Arrastapé, em Copacabana, foi o vencedor da categoria prato principal, com o arroz de cuxá e camarão VG empanado com panko e coco. Já na categoria aperitivo, o Praiô, do Recreio, foi o ganhador, com o ninho de lula com sardinha.
O concurso foi criado em 2018 pela Orla Rio, concessionária responsável por administrar 309 quiosques das praias cariocas. Na edição passada, em 2022, foram consumidos mais de cinco mil pratos durante o festival.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui