Covid: casos voltam a subir no Rio e leitos de UTI atingem 95% de ocupação
Nas últimas 24 horas, o estado confirmou novos 4 925 casos e 116 mortes pela doença
Com o aumento de casos de Covid-19, o estado do Rio chegou a uma média móvel (indicador obtido a partir da soma do número de casos de cada um dos sete dias anteriores com o resultado dividido por sete) de 3 488 ocorrências – um crescimento de 30,5% em relação a duas semanas. Segundo o painel da Secretaria estadual de Saúde, foram confirmados 4 925 casos e 116 mortes pela doença nas últimas 24 horas.
+ Covid-19: presente em 60% das amostras, cepa Delta predomina no Rio
O índice de internações no Rio também voltou a subir. Na capital, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública chegou a 95% na terça (17) e registra 93% nesta quarta (18). Já os leitos de enfermaria atingiram 89%.
Segundo dados da Associação de Hospitais do Estado do Rio (Aherj), a lotação nos hospitais particulares da cidade também subiu para 70% na terça (17).
+Covid-19: Rio vai testar terceira dose da vacina com AstraZeneca e Pfizer
No estado, cinco municípios atingiram 100% de ocupação: Bom jesus do Itabapoana, Itaguaí, Itaperuna, Miracema e Nova Friburgo. Índices acima de 90% também foram registrados nas cidades de Duque de Caxias (91%), Guapimirim (90%) e Teresópolis (94%). A taxa geral do Rio é de 69,9% de ocupação nas UTIs.
A média de mortes, no entanto, apresenta em torno de 90 notificações diárias, 17,5% a menos em relação aos últimos catorze dias.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, um dos motivos para o aumento de casos no Rio é o avanço da variante Delta, que já corresponde a 60,3% das amostras coletadas na cidade.
Frente a esses números, a Secretaria estadual de Saúde (SES) anunciou que pretende abrir novos 150 leitos para pacientes com Covid-19 na rede privada, por meio de um chamamento público. Na segunda (16), 20 vagas foram abertas no Hospital estadual Doutor Ricardo Cruz (HERCruz) em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.