Continua após publicidade

Covid-19: em UPAs do Rio, infecções caíram dez vezes em relação ao ápice

Pesquisa da UFRJ, do Laboratório Central Noel Nutels e do HemoRio aponta que a prevalência atual de contaminações pelo vírus nestes ambientes é de 8%

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 jul 2020, 13h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Resultados preliminares de um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Central Noel Nutels e do Hemorio apontam que a incidência de infecção pelo novo coronavírus em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital atualmente é de 8%.
    As taxas ainda são altas, ainda que signifiquem uma redução considerável em relação ao ápice da pandemia, quando o índice chegou a quase dez vezes mais nas UPAs do Rio, entre o fim de abril e meados de maio.

    +Covid-19: Rio chega a mais de 134 mil casos confirmados da doença

    No interior do estado, a média de contaminação nas UPAs é de 18%, ainda considerada muito elevada. A pesquisa tenta jogar luz sobre o curso da Covid-19 no estado fluminense e utiliza a UPA como referência para a amostragem, justamente por ela representar o termômetro da intensidade da pandemia, uma vez que, no SUS, a população logo a procura. Pesquisadores envolvidos no estudo alertam para a tendência de que a pandemia se torne endêmica e cause surtos menores, o que só acabaria com a vacina, claro.

    +Academias: aprovado projeto de lei que proíbe cobrar multa por rescisão

    A fim de investigar a hipótese de que o Sars-CoV-2 em circulação agora é menos agressivo, o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ busca analisar o genoma do coronavírus em circulação no início da pandemia no Rio, em março. O objetivo é compará-lo,  posteriormente, com o isolado de amostras coletadas recentemente.

    +Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.