A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou alerta para uma provável falência no sistema de saúde do país, o que pode ocorrer em breve. “A possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias”, afirma a instituição, em nota técnica divulgada em seu site.
Coronavírus: Marco Ricca está sedado e intubado em CTI de hospital
A sincronização dos casos também preocupa. “No início da epidemia no Brasil, tivemos uma demanda grande nas regiões metropolitanas, e só depois veio a interiorização. Agora, a Covid-19 está fortemente presente tanto nas regiões metropolitanas quanto nas cidades do Interior. E a epidemia está sincronizada, não começa mais nas metrópoles para depois ir para o Interior“, afirma o epidemiologista Diego Xavier, um dos autores do estudo.
Coronavírus: confira lista de 10 artistas infectados recentemente
Ele explica que um novo aumento dos casos pode pressionar a capacidade do atendimento das regiões metropolitanas, reduzindo os recursos para atender pacientes vindos do Interior – o famoso “cobertor curto”. “Na maioria dos lugares a assistência à saúde deverá ser incapaz de atender à demanda”, alerta.
Coronavírus: filha de Eduardo Galvão escreve post emocionado
A instituição conclui a nota técnica aconselhando que sejam tomadas medidas para reduzir a circulação de pessoas entre as cidades, o que é comum no fim de ano, e lembra da importância de manter as ações de distanciamento social no dia-a-dia.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui