A entrada por meio de comprovante da vacinação nos estabelecimentos cariocas foi adiada nesta terça (31) pela Prefeitura do Rio para o dia 15 de setembro. O motivo da decisão foi a instabilidade que o aplicativo do Ministério da Saúde ConecteSUS tem apresentado para emitir os certificados digitais da vacinação.
+ Covid: Rio está entre os quatro estados com alta na média móvel de mortes
A medida, que entraria em vigor nesta quarta (1ª), exige que os cariocas ingressem em locais de uso coletivo, como cinemas, teatros, estádios e pontos turísticos, somente com o comprovante da vacina em mãos. O certificado poderá ser tanto o digital, quanto a caderneta física ou o papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o adiamento, a prefeitura prevê ações nos próximos dias para incentivar a imunização. “Entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação”, afirmou em nota.
+Covid: Prefeitura do Rio quer vacinar idosos com 3ª dose até 30 de outubro
Nas redes sociais, usuários relataram nos últimos dias a falta de atualização dos dados do Conecte SUS. Segundo o Ministério da Saúde, os dados do aplicativo são alimentados pelos próprios estados e municípios pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e podem demorar até dez dias para serem atualizados.
Alowwww @sus, @Saude_Rio alowwww @Prefeitura_Rio a gente baixa o aplicativo de Conecte SuS e a vacina está totalmente desatualizada. Assim não vai funcionar suas regras🤦 Já tomei 2doses e só aparece uma 🤦 pic.twitter.com/wc3BUaN1rZ
— Marcosᶠᶠᶜ Esperança renovada🇭🇺 (@flu_marco) August 28, 2021
Prezado secretário, como devem proceder pessoas que tomaram a 2a dose da vacina contra Covid há um mês mas a informação ainda não está disponível no Conecte SUS?
— Rodrigo Cicchelli (@rodcicchelli) August 27, 2021
Caso os dados ainda não estejam disponíveis após esse período, a pasta recomenda que o cidadão vá até o local de vacinação ou à secretaria estadual ou municipal de saúde da região para solicitar o envio das informações à rede.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Veja quais locais no Rio deverão exigir o passaporte:
- academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais;
- vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos;
- cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação;
- atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas;
- locais turísticos, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in.