Continua após publicidade

A vacina salva: Rio tem melhor indicador de risco para a Covid do ano

Todas as regiões administrativas da cidade apresentam atualmente risco moderado. No último mês, houve uma queda de 42% dos pedidos de internação

Por Luiza Maia
Atualizado em 24 set 2021, 12h37 - Publicado em 24 set 2021, 12h36
Imagem mostra injeção com a vacina contra a Covid-19
Vacinação: Secretaria municipal de Saúde (SMS) divulga também um novo esquema vacinal para quem tomou primeira dose da Janssen. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Com grande parte da população vacinada contra a Covid-19, o Rio registrou nesta semana o seu melhor indicador de risco para Covid-19 desde o início do ano. De acordo com o 38º Boletim Epidemiológico do município, divulgado nesta sexta (24), todas as regiões da cidade atualmente apresentam risco moderado de contaminação pela doença.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na semana anterior, três regiões ainda apresentavam nível alto. A única situação semelhante havia sido observada em março deste ano, quando apenas a área de Copacabana registrava um risco superior ao moderado.

O indicador considera dois fatores para definir a avaliação: o número de óbitos e o de internações na cidade. Dados da prefeitura mostram que atualmente 490 pacientes estão internados na rede pública do município – o menor número desde abril de 2020, segundo o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.

+ Atenção: doses de reforço para idosos de 60 anos ou mais já estão liberadas no Rio

Continua após a publicidade

Nas últimas quatro semanas, houve uma queda de 42% dos pedidos de internação na cidade. O relatório também registrou uma tendência contínua de redução no número de casos e mortes pela doença nas últimas semanas.

Diante a melhora do cenário epidemiológico, o Rio segue em uma nova fase de flexibilizações das medidas sanitárias, com a liberação de eventos-testes ao ar livre e jogos em estádios com 50% do público. Três festas já foram autorizadas em outubro pela prefeitura sem o uso obrigatório da máscara e do distanciamento social mínimo.

+Boa notícia: 99% da população adulta do Rio está vacinada com a primeira dose

Continua após a publicidade

Em todos os eventos, será obrigatório apresentar o comprovante de vacinação e o teste negativo de Covid feito 48 horas antes. Segundo o decreto da prefeitura, as boates e danceterias da cidade também serão liberadas quando a cobertura vacinal completa no Rio atingir 65% da população.

De acordo com o painel da prefeitura, 99,8% dos adultos do município tomaram a primeira dose ou dose única e 66,8% concluíram o esquema vacinal. Entre a população total, os vacinados com a primeira dose ou dose única correspondem a 96,8%, enquanto 61% já estão imunizados com as duas vacinas ou a dose única.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.