Nesta segunda (17), começa uma nova fase da vacinação contra a gripe no Rio, com a imunização de idosos entre 80 e 60 anos até o dia 14 de junho.
+ O carioca sonha: Paes promete vacinar toda a população até outubro
A cada semana, uma faixa etária receberá a vacina. Até sexta (24), serão vacinados idosos com 80 anos ou mais. Para quem tomou o imunizante contra a Covid-19, a recomendação é que haja um intervalo de catorze dias entre as aplicações.
Ver essa foto no Instagram
Na fase seguinte, serão vacinados outros grupos prioritários, que incluem trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e com deficiência, profissionais de educação, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e de longo percurso, portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Covid-19
Nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 contempla pessoas dos grupos prioritários entre 45 e 36 anos. Na segunda (17), homens com 45 anos ou mais recebem a vacina. Já na terça (18), a divisão será realizada apenas por faixa etária e turno: pessoas de 44 anos serão imunizadas pela manhã e à tarde será a vez de quem possui 43 anos.
Ver essa foto no Instagram
Profissionais de saúde de 30 a 26 anos ou menos também receberão a primeira dose até sexta (21), com divisão por faixa etária. O horário para vacinação é exclusivamente das 13h às 17h. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento original com foto e comprovante dos conselhos de classe.
A segunda dose da Coronavac também será aplicada nesta segunda (17) para idosos com 63, 62 e 61 anos e outros grupos que já receberam a primeira entre 10 e 17 de abril.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Pessoas com síndrome de Down, doença renal crônica, gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, podem ser vacinadas em qualquer data. Mais informações sobre os calendários e os critérios para a vacinação estão disponíveis no site.