A vacinação contra a Covid-19 no Rio segue nesta semana com a aplicação da primeira dose em pessoas com idade entre 37 e 39 anos. O calendário começa nesta segunda (12) com mulheres de 39, na terça (13) serão os homens com a mesma idade.
+ Vacinação em Paquetá: resultado do primeiro teste sorológico é positivo
Já na quarta (14), mulheres com 38 anos poderão se imunizar, e no dia seguinte (15) os homens desta faixa etária. Na sexta (16), poderão receber a primeira dose as mulheres com 37 anos, enquanto no sábado (17) é a vez dos homens.
“O Rio inicia mais uma etapa muito importante de vacinação contra a Covid-19. A faixa etária do ‘trintou’ começa a ser vacinada”, postou o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, em seu perfil do Twitter.
+ Coronavírus: boates e eventos permanecem proibidos no Rio
A Secretaria Municipal de Saúde reservou a quarta (14) como o dia para as mulheres gestantes, puérperas e lactantes receberem a vacina. Nesta semana, a pasta definiu que a repescagem está restrita às pessoas com deficiência com mais de 18 anos, que podem procurar os postos até sábado (17).
A Prefeitura do Rio comemorou a meta atingida de 90% da população de 40 a 49 anos vacinada com a primeira dose. No último sábado (10), foram aplicadas 43 598 doses da vacina contra a Covid-19. A prefeitura destacou que, agora, as pessoas precisam prestar atenção na caderneta de vacinação e voltar no dia da segunda dose.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Gripe
Já para a vacinação contra a gripe, o calendário foi prorrogado até o dia 30 de agosto. A partir de quarta (14), a vacina será estendida para a população em geral de seis meses a 60 anos, que pode comparecer às unidades de Atenção Primária para receber o imunizante.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar catorze dias para se vacinar contra a gripe
+ ‘Seja um sommelier de vinho, não de vacina’. Entenda
Para evitar aglomerações nas unidades de saúde, deve ser observado o escalonamento por faixas etárias. Conforme o calendário, desta quarta (14) ao dia 28 de julho serão vacinadas pessoas de seis meses a 17 anos.
A imunização continua para os grupos prioritários como idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, indígenas e quilombolas, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente.
+ Carnaval 2022: agora é certeza que Rio terá desfiles na Sapucaí; entenda
Também estão incluídos os trabalhadores da saúde e da educação, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e de longo percurso, portuários, população privada de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.