Um verão inesquecível na riviera italiana, com direito a muito sorvete, macarronada e passeios de lambreta, guarda, na verdade, um segredo: o menino Luca e seu amigo Alberto são monstros marinhos disfarçados e humanos.
Essa é a premissa da animação Luca, que estreia no Disney+ nesta sexta (18). Dirigido por Enrico Casarosa, o filme estará disponível para todos os assinantes da plataforma, sem cobrança extra. Confira, abaixo, cinco curiosidades sobre o lançamento.
+ Prefeitura garante que Roxy vai continuar sendo cinema
Inspirações.
O diretor define o longa como uma carta de amor para os verões da juventude. “Aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, pontua Casarosa. Os personagens principais, Lucas e Alberto, são baseados no próprio diretor e num amigo que conheceu aos 12 anos de idade, também chamado Alberto. O cenário litorâneo da Itália também vem da memória afetiva do artista — ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Riviera Italiana, onde se passa o filme.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Folclore italiano.
Mitos, lendas e tradições do país europeu – desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos e salvou uma aldeia de um grupo de piratas – foram o ponto de partida para a equipe da Pixar criar os monstros marinhos do filme.
Mangia que te fa bene.
Antes de produzir a animação, a equipe fez uma imersão pela Itália para pesquisar a cultura local, a arquitetura e a sensação geral do ambiente do filme. A comida, é claro, foi o destaque da pesquisa. Casarosa, que é natural da Itália, até convidou os membros da equipe para jantar na casa de seus pais em Gênova.
+ Dez livros infantis para estimular o cuidado como o meio ambiente
Visual ultramoderno.
Os artistas visuais que trabalharam em Luca deram à personagem Giulia, amiga dos protagonistas, um ‘look’ diferente, adotando uma linguagem em formas triangulares – especialmente em seu cabelo e calças. Outra curiosidade é que Luca, em sua forma de monstro marinho, tem 3 436 escamas no corpo.
+ O que saber antes de conhecer o BioParque do Rio
Dublagem.
Na versão original, quem dá voz ao personagem principal é o ator Jacob Tremblay, de Extraordinário e O Quarto de Jack. Sacha Baron Cohen, de Borat, e Maya Rudolph, da série The Good Place, são outros nomes estrelados que emprestam seus timbres à animação. Já na versão brasileira, foram escalados Rodrigo Cagiano, Pedro Miranda, Bia Singer, Caio Guarnieri, entre outros profissionais. Claudia Raia e a filha, Sophia, fazem participações na dublagem.