O novo longa-metragem da Disney, Raya e o Último Dragão, chega aos cinemas e à plataforma de streaming Disney+ para os usuários com Premier Acess nesta sexta (5). Trazendo mais diversidade entre as princesas do estúdio, a animação retrata uma jovem guerreira do reino fictício Kumandra, que tenta restabelecer a paz e a união dos povos em sua terra.
+ Novidades do streaming: Um Maluco no Pedaço estreia no Globoplay
A aposta em representatividade e empoderamento feminino tem se tornado nos últimos anos uma prioridade da Disney, principalmente após o lançamento do filme Moana (2015), que apresenta uma destemida princesa polinésia. A mesma pegada é trazida na nova produção, que traz elementos de diversas culturas do Sudeste Asiático.
Na trama, Raya se arrisca em uma jornada pelas cinco regiões do reino encantado atrás de Sisu, o último dragão sobrevivente, para deter os monstros que ameaçam o local, conhecidos como Druuns. Ao longo da jornada, ela aprende que depende da confiança e do trabalho em equipe para salvar o mundo.
+ Vamos pular: parque inflável gigante chega à Barra da Tijuca
Os assinantes do Disney+ sem o acesso premium pode comprar o filme por R$ 69,99, até 19 de março. O filme será disponibilizado no catálogo sem custo adicional no dia 23 de abril.
Antes de acompanhar a estreia, descubra algumas curiosidades sobre a animação:
O dragão Sisu
Descrita pela antiga lenda como um ser divino aquático, de beleza indescritível e magia imparável, Sisu é na verdade uma dragão-fêmea atrapalhada e insegura. Mas para salvar Kumandra, ela busca se tornar o braço-direito do qual Raya tanto precisa.
+ Netflix confirma segunda temporada da série Cidade Invisível
Os Druuns
Responsáveis pela destruição do reino de Kumandra, eles são espíritos etéreos, amorfos e destrutivos que nasceram após o conflito entre diferentes povos humanos. Com um único toque eles podem transformar uma pessoa em pedra. Apesar de serem afastados com água, a única forma de destruí-los totalmente é com o Poder do Dragão.
+ CCBB recebe mostra de filmes do astro de Hollywood Steve McQueen
Naamari, a antagonista
A trama também aposta em cenas de bastante ação, com os embates entre Raya e sua ágil e calculista oponente Naamari. Filha da chefe das terras Fang, um dos reinos em conflito no local, a jovem está disposta a fazer o que for preciso para proteger seu povo.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Vozes originais
As dublagens de Raya e Sisu nos EUA são feitas por nomes de destaque, respectivamente, Kelly Marie Tran, que interpreta em Rosie Tico dois filmes da saga Star Wars: O Último Jedi (2017) e A Ascensão Sakywalker (2019), e Awkwafina, atriz e rapper norte-americana que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo filme A Despedida (2019).
+ Palácios do Rio abrem as portas para visitação gratuita
Boa avaliação pelos críticos
A animação agradou a crítica, alcançando 94% de aprovação no site Rotten Tomatoes, após a avaliação de 72 especialistas. “Mais uma produção lindamente produzida e dublada do cânone da Walt Disney, Raya e o Último Dragão aumenta a representatividade do estúdio enquanto reafirma que sua fórmula clássica continua confiável como sempre”, afirma o consenso divulgado no site.