Dia das Crianças: Parque Lage e MAM terão programação híbrida
Palacete da EAV vai receber instalação artística. Já o MAM terá visitação guiada, jogos e contação de histórias
Cercados de cuidados para evitar aglomerações, museus e centros culturais da cidade terão programação especial de Dia das Crianças. Confira:
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
EAV do Parque Lage.
Outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva dos pequenos. Em 2020, as Jornadas de Outubro acontecem nos formatos on-line e presencial, com atividades abertas ou sujeitas a lotação. O tema da vez é Nosso Mundo Será Outro?, propondo um planeta partilhado, pronto para ser remodelado.
No sábado (10) e domingo (11), acontece a atividade não-presencial O Grande Ruído Misterioso!, com Alexis Zelensky, Daniela Seixas e Julia Saldanha, entre 10h e 17h, pelo WhatsApp. A partir de sons lançados num grupo do aplicativo de conversas, um fio imenso será puxado, formando um embaraçado de ruídos. A partir daí, uma história coletiva de fragmentos sonoros e invenções será construída. O resultado será postado no Instagram da EAV. As inscrições são feitas através de um formulário on-line.
+ Festival de Música Infantil do CCBB terá edição on-line
Já no dia 12 de outubro, o palacete da Escola de Artes Visuais do Parque Lage recebe a ocupação artística A Energia das Crianças, de Bernardo Magina, entre 9h e 17h. O trabalho consiste em uma instalação composta por três painéis (de 5 metros cada) pintados por Magina em homenagem a Cosme, Damião e Doum, que serão hasteados no pátio do palacete. Completam o trabalho 50 barquinhos vermelhos dispostos dentro da piscina, que dialogam com as pinturas. A entrada é gratuita. Outras informações sobre as jornadas podem ser consultadas no site da escola.
+ Dia das Crianças: contação de histórias ‘invadem’ a web
MAM.
Formas de estar junto é o tema que norteia as proposições dos educadores e artistas convidados para as áreas internas e externas do museu, com intervenções artístico-pedagógicas, oficinas e contação de histórias. As atividades estimulam as trocas entre os visitantes.
“A retomada do contato presencial com a arte, ferramenta fundamental de educação, é um ganho imenso para as crianças: as atividades elaboradas pela equipe do MAM desenvolvem a capacidade de representar o simbólico. É uma oportunidade de brincar em família com todos os protocolos de segurança, sem aglomeração”, afirma Fabio Szwarcwald, diretor-executivo do MAM Rio.
+ VillageMall tem shows do Grandes Músicos Para Pequenos
No sábado (10) e no domingo (11), a programação inclui jogos, visitas e contação de histórias em que noções como proximidade e distanciamento, bem como cuidar de si e do grupo, serão exploradas a partir das personagens que povoam os espaços e exposições do MAM Rio.
Na segunda (12), Dia das Crianças, o museu estará fechado mas oferecerá programação on-line. Rola a estreia do AniMAM, série de animações direcionadas a crianças de 0 a 6 anos. Os vídeos, produzidos por duplas de um músico e um animador, têm como base o universo dos artistas em exposição no MAM Rio.