O Dia dos Pais está chegando e não faltam ideias de presentes para marcar a data. No entanto, passar um tempo de qualidade em família pode ser ainda mais valoroso. A leitura em conjunto é uma boa opção para reunir pais e filhos, ainda mais em tempos de quarentena. Confira, abaixo, sugestão de livros para se divertir com os pequenos.
+ Grátis: companhia teatral disponibiliza peças clássicas no Youtube
A Girafa é Minha! – Fabrício Carpinejar.
No livro infantil do poeta Fabricio Carpinejar, pai e filha adoram conversar sobre a girafa Theo quando vão ao zoológico. Eles nem ligam para os outros animais. Na história, o amor inventa a própria língua e, assim, em “girafês”, pai e filha vivem uma linda relação. Editora: SM Educação.
Papai Conectado – Philippe de Kenneter.
Em uma família de pinguins, o pai vive muito ocupado. Passa o dia com o celular nas mãos ou em frente ao computador e não tem mais tempo para o filho e a esposa. Então, numa manhã, ele perde a conexão de internet. Passado o desespero, ele encontra uma outra maneira de se conectar com a família e amigos mais próximos. Um livro bem-humorado, que leva o leitor a refletir sobre o papel das novas tecnologias na vida familiar e social.
O Caderno de Rimas do João – Lázaro Ramos
Baseado em termos curiosos que ouviu de diversas crianças, principalmente de seu filho mais velho, João Vicente, o ator Lázaro Ramos escreveu seu segundo livro infantil. Através de rimas, o autor tenta explicar temas complexos como corrupção e dinheiro. O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Editora: Pallas.
Papai Entrou Numa Fria – Carlos Villanes Cairo
O nascimento do irmão, Manuel, rouba de Jimena o lugar central na família. Ela agora tem de dividir o espaço de casa e o amor dos pais com o pequeno e rechonchudo “intruso”. Tudo piora quando o bebê pega catapora e todas as preocupações se voltam para ele. O que Jimena não esperava é que seu pai também ficasse doente. Editora: SM Educação.
Já pensou numa história contada por uma carranca do Rio São Francisco? Causos do folclore estão aqui nesta deliciosa narrativa, no embalo de um dos rios mais misteriosos e icônicos do Brasil. Editora Global.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Papai Esteve na Floresta – Gusti
Na floresta onde o pai de Theo esteve, existem árvores tão grandes e grossas que seria preciso todas as crianças da classe para abraçar apenas uma delas. Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente hárpia – ave de rapina que devora macacos –, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver no dia a dia. Tradução de Graziela Costa Pinto. Editora: SM Educação.
Travesseiro Travesso – Luiz Raul Machado
O travesseiro é uma parte da vida das crianças. Ele ajuda a brincar, descansar, dormir e sonhar… O travesseiro desta história vira um amigo para a personagem. Vai ter tanta aventura porque ele era bem travesso! Editora: FTD
+ Pandemia faz surgir serviços de streamingo exclusivos para crianças
De uns tempos para cá, o pai de Ana anda estranho: quase não dorme, mal come e já não leva a filha ao cinema, nem à sorveteria, nem às aulas de balé. Fala pouco, grita muito; só mostra garras e dentes. O que terá acontecido? A culpa deve ser do senhor Estresse, misterioso inimigo que Ana caçará implacavelmente. Editora: SM Educação.
Meu Crespo É de Rainha – bell hooks
Publicado em forma de poema rimado e ilustrado, a obra mostra diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva e alegre. bel hooks é um dos grandes nomes do feminismo negro e o livro cativa crianças e adultos ao exaltar o cabelo crespo e jogar luz aos padrões inalcançáveis de beleza e a problemas que eles podem causar. Editora: Boitatá/Boitempo.
Pai Pra Toda Obra – Marco Viana
As crônicas que compõem Pai Pra Toda Obra, de Marco Viana, traduzem os mais variados sentimentos presentes na paternidade: frio na barriga, tensão, alegrias, emoções. A ideia do livro surgiu após Viana compartilhar ‘causos’ que vive com os filhos, de 7 e 3 anos, no Instagram (@resenhadepai). O livro também tem uma versãoem áudio, narrada pelo ator Claudio Lins.