Saiba quais são os esportes radicais do verão
Estação traz novidades como stand-up paddle iluminado, skate que voa sobre as águas e paraquedas rebocado por lancha
No início da década de 80, o Leme virou a porta de entrada do bodyboard no Rio. Duas décadas depois era a vez de o kitesurf se tornar a grande vedete do verão à beira-mar. Com as altas temperaturas e todo mundo na praia, esta é a estação propícia para que novas modalidades esportivas se popularizem por aqui. Nesta temporada, mais uma vez, não faltam novidades. O próprio stand-up paddle, que ganhou força nos últimos cinco anos, aparece agora em duas outras versões: em tamanho gigante, com 5 metros de comprimento e capacidade para comportar até nove pessoas, e equipado com lâmpadas de LED para desbravar as águas no período noturno, quando os mares ainda estão abarrotados de gente. “A iluminação torna a remada mais segura, porque você consegue ser visto pelas pessoas e até por embarcações”, diz Thiago Caldas, sócio da 360 Sports, empresa responsável por realizar os passeios.
+ A evolução do stand up paddle
Daqueles que querem apenas curtir a paisagem aos que desejam um pouquinho mais de emoção, a alta estação traz atividades para todos os públicos. Na primeira categoria está o parasail, permitido para crianças a partir de 5 anos. Com um paraquedas nas costas, o usuário é rebocado por uma lancha e elevado a até 80 metros. “A sensação lá de cima é incrível e, apesar da altura, não dá medo algum. Fora a vista, que é maravilhosa”, resume a estudante de direito Patrícia Salazar, que testou a modalidade na última semana em um passeio pela Baía de Guanabara. Já para o segundo grupo, em busca daquele friozinho na barriga, destaca-se o hoverboard, uma espécie de skate que voa sobre as águas e permite fazer manobras radicais. Aos que preferem velocidade, o jetsurf, prancha motorizada que chega a 55 quilômetros por hora, pode ser a melhor opção, desde que se tenha cerca de 50 000 reais para investir no equipamento. Como se vê, não faltam sol, calor e adrenalina no verão carioca.
+ Dicas de lazer para aproveitar a cidade ao ar livre e, ao mesmo tempo, se refrescar do calor
+ Dicas para tirar fotos espetaculares com uma GoPro
Novidades na água
Quanto custa para praticar os esportes recém-chegados às praias cariocas
HOVERBOARD
Espécie de skate aquático,no qual o praticante é levado a até 6 metrosde altura impulsionado por uma mangueira conectada ao jet ski.
Preço: 250 reaispor 25 minutos
Contatos: 96904-2600 e 98377-0677. www.360sports.com.br.
BIG SUP
A prancha inflável de 5 metros de comprimento, com capacidade para até nove pessoas, pode ser conduzida com quatro remos.
Preço: 50 reais por hora (cada pessoa)
Contatos: 96904-2600 e 98377-0677. https://www.360sports.com.br.
SUP ILUMINADO
Equipada com uma mangueira de LED, a prancha permite a prática de SUP à noite com mais segurança.
Preço: 50 reais por trinta minutos.
Contatos: 96904-2600 e 98377-0677. https://www.360sports.com.br.
PARASAIL
Paraquedas rebocado por lancha que iça a pessoa a até 80 metros de altura. Voo individual ou duplo, dependendo das condições climáticas.
Preço: 220 reais com o passeio
Contatos: 99449-3536 e 96423-4857. https://www.parasailinrio.com.br.
JETSURF
A prancha com motor de 100 cilindradas e dezessete cavalos, feita com fibra de carbono, atinge até 55 quilômetros por hora.
Preço: 50 mil reais (o equipamento)
Contatos: 98127-7272. facebook.com/jetsurf.rio.