Vivo na Praia
O evento ocupa as areias da Praia de Icaraí, em Niterói, com diversas atividades esportivas, saúde e bem-estar durante o dia, dando lugar a shows de grandes artistas à noite. A expectativa é que 20.000 pessoas circulem por dia pelo evento gratuito. Aulas de beach tennis com o premiado atleta Ralff Calazans Abreu, treinos de ginástica conduzidos pelo Lapa Team e aulas de yoga com a instrutora Maria Clara Cunha estão entre os destaques da programação. No sábado (25), Teresa Cristina apresenta no palco os maiores clássicos do samba e da MPB. Já o encerramento, no domingo (26), será conduzido por Alcione, uma das maiores vozes da música brasileira. O espaço contará também com clínicas de fisioterapia e massagem e Espaço Kids para a criançada se divertir.
Praia de Icaraí. Sáb. e dom., a partir das 9h. Grátis.
Tack Festival
A sexta edição do evento ocupa pela primeira vez o Museu de Arte do Rio (MAR), prometendo um dia inteiro com diversas atrações culturais, musicais e tecnológicas, números circenses, oficinas de arte, criatividade e mais. O objetivo é unir arte, cultura, tecnologia e novos saberes numa programação para toda a família. Veja mais informações no link.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sáb (25/11), 10h/18h. Grátis.
Rio Winds Festival
A Brazilian Pipers, maior orquestra brasileira de gaitas de fole, participa da 13ª edição do festival com um concerto no Espaço Cultural Sesc, no Flamengo, nesta sexta (24). Com cerca de 30 integrantes ativos, o grupo foi formado a partir de 1999, por iniciativa do maestro José Paulo Jr. No sábado (25), William Wielgus apresenta peças clássicas em seu oboé ao público no Consulado de Portugal, em Botafogo. O oboísta americano toca acompanhado pelo pianista brasileiro Silas Barbosam, com repertório que vai de Bach a Chiquinha Gonzaga, passando por Olivier Messiaen. No domingo (26), é a vez da Banda de Sopros da Banda dos Fuzileiros Navais se apresentar no Museu Carmem Miranda, no Aterro.
Espaço Cultural Sesc. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Sex (24/11), 19h. Palácio São Clemente (Consulado de Portugal). Rua São Clemente, 424, Botafogo. Sáb (25/11), 18h. Museu Carmen Miranda. Av. Rui Barbosa, s/nº, Parque do Flamengo. Dom (26/11), 12h. Grátis.
Mar nas Escolas
Lançada no Museu de Arte do Rio, a instalação “Confluências – entre ruas, escolas e museus” conta com peças sonoras e videoperformance produzidas por professores de escolas públicas. O projeto foi feito a partir de seis professores bolsistas da rede municipal de ensino e suas experiências à frente do ensino, incluindo os desafios que atravessam o fazer docente. A edição do MAR nas Escolas 2023 contou também com o artista Raphael Brunet, conhecido nas redes como @cansadodainternet, atuando como estimulador de experimentações artísticas junto aos educadores.
Praça Mauá, 5, Centro. Ter. a dom., 11h/18h. Grátis.
Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom
Formada por 25 jovens do Rio, a orquestra promove um encontro especial com a dupla Antonio Carlos e Jocafi. Será apresentado o projeto “Afro Funk Brasil”, uma seleção de canções pouco conhecidas pelo público brasileiro, revisitadas mais de 40 anos depois, gravadas com a orquestra e lançadas em 2022 em EP. O repertório conta com canções articuladas com o afrofunk e o afrobeat, sons nativos do continente africano, associados à influência do candomblé e dos ritmos afro-baianos dos anos 70.
Forte de Copacabana. Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6. Sáb (25/11), 18h. Grátis.
Concurso de Saltos Internacional
Celebrando o 85º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira (SHB), um dos mais tradicionais clubes de hipismo do país, o concurso reúne cavaleiros olímpicos e outros grandes campeões em eventos internacionais até domingo (26). Nomes como Stephan Barcha, medalhista de ouro no recém-disputado Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), Doda Miranda, vencedor do Grande Prêmio Internacional do Rio em 2022, José Roberto Reynoso Fernandez e Paulo Stewart, entre outros destaques. Cerca de 200 cavaleiros e 350 animais foram inscritos na competição, que oferece mais de R$ 730.000,00 em premiações.
Av. Lineu de Paula Machado, 2448, Lagoa. Qua (22) a dom (26/11). Grátis.
Baile Charme
O evento promete agitar o público do Carioca Shopping ao som de grandes sucessos da black music. Realizado pelo Projeto Música na Praça, que reúne atrações musicais todos os domingos na praça de alimentação, o evento tem a intenção de valorizar a cultura e identidade negra, por meio da dança, moda e estilo.
Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha. Domingo (26/11), 15h.
Festival Multiverso Z.O
Com a expectativa de receber 3.000 pessoas durante três dias, o festival da Zona Oeste celebra a cultura afro em Santa Cruz, Sepetiba e Nova Sepetiba. O principal objetivo do evento é valorizar o trabalho cultural realizado por coletivos, artistas e instituições locais, promovendo a troca de experiências com outros atores culturais da cidade. Serão 21 atividades, incluindo oficinas, feira MultiArtes, painéis de conferências, fruições artísticas, o Multifest Z.O (festividades) e a cerimônia de premiação do “Troféu Multiverso Z.O” , que vai reconhecer personalidades de destaque da região. Todos os painéis de conferência contarão com intérpretes de Libras e todos os espaços são acessíveis para cadeirantes.
Sex, sáb e dom (24, 25 e 26/11). Mais informações sobre endereços e horários no link.
Brasil de Tuhu
Comemorando 15 anos de história, o programa realiza uma tarde recheada de música e diversão no Circo Crescer e Viver. A programação contará com atividades lúdicas, como concerto didático, exibição de desenhos animados, oficina de construção de instrumentos, brincadeiras musicais, entre outras. O evento gratuito, com recursos de acessibilidade, contará ainda com distribuição de tatuagens, gibis, balões e pipoca. Ao longo dos anos, o Brasil de Tuhu já esteve em 338 escolas, 13 estados e 40 cidades, apresentando concertos que conectam as músicas e a história do maestro Villa-Lobos.
Circo Crescer e Viver. R. Carmo Neto, 143, Cidade Nova. Sáb (25/11), 14h/18h. Ingressos gratuitos pelo link
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui