Abre Alas
A coletiva que abre o calendário de exposições da galeria acontece sempre às vésperas do Carnaval (daí a referência ao primeiro carro dos desfiles das escolas de samba) e tem o intuito de ser uma vitrine para artistas do Brasil e de outros países. Em sua 19ª edição, contou com uma comissão de seleção formada por Agrade Camíz e Daniela Castro, que escolheram obras de 28 nomes, entre eles Brenda Cantanhede, Guilherme Kid, LYV, Medusa, Nalu Rosa, Silia Moan e Thaís Iroko. A abertura terá concurso de fantasias, DJs e performances.
A Gentil Carioca. Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado, Centro. Abertura: Sáb. (3), 19h/23h. Ter. a sex., 12h/18h. Sáb., 12h/16h. Grátis. Até 27 de abril.
Alvorada
A mostra apresenta 51 trabalhos de 32 artistas selecionados pelo Projeto GAS — Chamada Aberta de Verão, lançado em agosto do ano passado, que recebeu 770 inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os nomes, estão Ana Raylander, Bruna Snaiderman, Cela Luz, Fogo, Guilherme Kid, Maryam Souza e a atriz e a artista visual Carolina Kasting, que, na noite de abertura, fará a performance Corpo-Memória, com a criação de duas pinturas que serão integradas à exposição.
Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Abertura: Sex. (2), 19h/21h. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis.
Fusão
A primeira individual do artista paranaense Gustavo Magalhães no Rio reúne trabalhos que discutem temas como como racialidade e colonialidade, além de questões próprias do campo da pintura, buscando discutir a narrativa historiográfica da linguagem. Parte das obras da mostra não se apoia nas paredes, o que faz com que as criações possam ser vistas de frente, verso e lado, valorizando, assim, as características das diversas bases utilizadas na pintura. A curadoria é de Ayala Prazeres. A abertura terá set do DJ Antconstantino.
Caixa Cultural Rio de Janeiro. Rua do Passeio, 38, Centro. Abertura: Qui. (1), 17h/20h. Ter. a sáb., 10h/20h. Dom. e fer., 11h/18h. Grátis. O espaço ficará fechado nos dias 3, 4, 10 a 13, 17 e 18 de fevereiro. No dia 14, funcionará das 12h às 20h.
Pintar Para Imortalizar VII
Com curadoria de Lesiane Lazzarotti e Luiz Badia, a exposição tem como foco a conscientização sobre o risco de extinção de diversas espécies de animais. São 35 obras, de 17 artistas do Grupo Baluarte, entre eles Anabela Costa, Cláudia Vasconcelos, Gabriel Lima, Jaqueline Ikemura, Lesiane Lazzarotti e Yara Persi. A mostra conta ainda com a videoarte A Poesia da Fauna, assinada por Luiz Badia.
Centro Cultural dos Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Abertura: Qui. (1º), 16h. Ter. a sáb., 12h/19h. Grátis. Até 16 de março.
Sentir Mundo — Uma Jornada Imersiva
Realizada pelo Sensory Odyssey Studio, em coprodução com o Museu Nacional de História Natural, de Paris, a exposição faz um percurso por três áreas temáticas: a parte visível da floresta, por dentro do solo e o movimento dos insetos por meio de painéis informativos, sons, cheiros e acervo entomológico (coleção científica formada por insetos). A mostra é uma versão reduzida de Odisseia Sensorial, que passou por Paris e Singapura.
Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Ter. a dom. e fer., 10h/18h. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo Sympla. De 30 de janeiro a 2 de junho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui