Continua após publicidade

Academia Brasileira de Letras retoma visitas guiadas no prédio do Centro

Visitantes poderão conhecer o interior da histórica sede da academia, uma réplica do Petit Trianon situado em Versalhes, na França

Por Redação
Atualizado em 11 Maio 2022, 14h33 - Publicado em 11 Maio 2022, 14h25
Academia Brasileira de Letras
Academia Brasileira de Letras: o palacete Petit Trianon recebe concerto - (Alexandre Macieira/Riotur)
Continua após publicidade

Após uma longa pausa devido à pandemia da Covid-19, a Academia Brasileira de Letras reabre as portas ao público para visitas guiadas gratuitas a partir desta quarta (11). Os visitantes poderão conhecer a história e o interior da sede da ABL, uma réplica do Petit Trianon francês, localizado em Versalhes. As curiosidades e os fatos sobre a vida e as obras dos acadêmicos serão contados e cantados ao longo do passeio por atores profissionais.

+ Super Sábado tem Junta Local, oficina de acrobacia e mais atrações no MAM

O agendamento prévio das visitas, que ocorrerão todas as quartas (exceto feriados), das 14h às 15h, é obrigatório. As vagas serão disponibilizadas a cada cada semana no site da academia. Cada visita terá grupos de até 50 pessoas, com idade mínima de 12 anos. No caso das escolas que queiram participar, cada ingresso contempla um grupo de 40 pessoas. 

Construído para abrigar a representação da França durante a Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, em 1922, o Petit Trianon foi doado pelo governo francês à ABL no ano seguinte, 1923. No prédio, são realizadas sessões acadêmicas e solenidades comemorativas, como a posse de novos membros e o chá das quintas-feiras.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Durante o passeio, público poderá conhecer os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas. Memórias de grandes nomes da literatura brasileira e integrantes da instituição são relembradas ao longo de todo o trajeto.

Criada em 20 de julho de 1897 pelos escritores Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa, a Academia Brasileira de Letras é composta por quarenta membros permanentes (chamados de ‘imortais’). Entre os mais recentes membros da instituição, estão o cantor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro, eleitos no fim de 2021 para as cadeiras 20 e 17, respectivamente.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Academia Brasileira de Letras. Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. Qua, 14h/15h. Grátis. Inscrições pelo site: https://www.even3.com.br/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.