Com agenda cultural intensa, Paraty terá circuito cervejeiro de corrida
Mês ainda terá atrações na cidade como a tradicional Festa do Divino, entre 19 e 28 de maio, e a Meia Maratona de Paraty, nos dias 20 e 21
Situada na Costa Verde do estado, a cerca de três horas da cidade do Rio, a histórica Paraty conta com uma agitada programação no mês de maio. Neste sábado (6), o município sedia um evento para quem busca corrida, diversão e uma boa cervejinha. O 4º Circuito Cervejeiro de Corrida promove um percurso de 4,2 quilômetros, sem caráter competitivo, com paradas estratégicas para que os participantes degustem a bebida.
+ Grátis: programação nas praças do Rio vai da palestra à arte urbana
Os cariocas que planejam uma viagem à cidade também já podem anotar na agenda: a tradicional Festa do Divino, celebração atribuída à Rainha Isabel que foi trazida ao país pelos portugueses no século XVIII, terá atrações entre os dias 19 e 28 de maio. A programação terá dez dias de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas, danças típicas e shows musicais.
Seguindo a tradição, no dia 27, sábado de manhã, serão distribuídas refeições e bebidas à população. Já à noite, na Igreja da Matriz, um adolescente da comunidade será coroado Imperador do Divino e homenageado do lado de fora da igreja, onde haverá apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.
Nos dias 20 e 21 de maio, o calendário da cidade também conta com a Meia Maratona de Paraty, que chega a sua 20ª edição em 2023. Atletas poderão correr ou caminhar 3km, 5km, 10km ou 21km, participando das categorias: individual, masculino e feminino.
Ao longo do mês, uma das pousadas mais tradicionais da cidade, a Porto Imperial, também tem condições especiais para os hóspedes. Além do café da manhã incluso nas diárias, a hospedagem oferecerá café da tarde e um drink de boas-vindas. Localizada no Centro Histórico da cidade, a pousada traz uma decoração com DNA brasileiro, utilizando peças como cerâmicas, tapeçarias, móveis coloniais, antiguidades e obras de artistas paratienses, e quartos batizados com nomes de personalidades femininas históricas. Outro destaque da pousada é o jardim temático, com belas plantas típicas da Mata Atlântica, como as bromélias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui