Aniversário de Clarice Lispector ganha comemoração no IMS
<em>Hora de Clarice</em> celebra o nascimento da autora com leitura de cartas e conversa com tradutoras de suas obras
Já é tradição: no aniversário da escritora Clarice Lispector, o Instituto Moreira Sales apresenta o evento Hora de Clarice. A cada ano, no dia 10 de dezembro, uma programação especial dedicada à auto de A Hora da Estrela é promovida e este ano a programação conta com uma conversa com as tradutoras de sua obra Katrina Dodson e Paloma Vidal, além de uma leitura dirigida por Bruno Lara Resende das cartas de Clarice às irmãs Tânia e Elisa, com as atrizes Georgiana Góes, Gisele Fróes e Raquel Iantas.
Doadas em 2015 por Paulo Valente, filho de Clarice, as cartas dão conta dos quase 20 anos em que a autora esteve no exterior acompanhando o marido, o diplomata Maury Gurgel Valente, passando por lugares como Nápoles, Paris, Berna e Washington. Flagram-se ali o caráter afetuoso da relação entre elas e comentários sobre a produção literária clariciana do período entre 1944 e 1956.
Também irá ocorrer a atividade Este não é um livro porque não é assim que se escreve, promovido pelo Educativo do IMS-RJ, que propõe a leitura de trechos do livro Água viva: o único de Clarice Lispector que não possui narrativa e desenrolar de eventos claros e cadenciados, apenas um fluxo de pensamentos do narrador que dialoga com outras linguagens artísticas, priorizando a abstração. Os participantes serão convidados a produzir textos poéticos e imagens a partir dos trechos, buscando inspiração na linguagem líquida da autora.
Toda a programação do evento Hora de Clarice é gratuita. É necessária a retirada de senha 30 minutos antes do evento na recepção do IMS.
Instituto Moreira Salles. Sábado (10), a partir das 16h. Grátis.