Madureira, o tradicional bairro do subúrbio carioca, completa 407 anos nesta segunda (25). Estavam previstas diversas comemorações mas, como a pandemia do novo coronavírus exige o isolamento social, influenciadores digitais se juntaram para homenagear a localidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A partir das 20h, nomes como Élika Takimoto, professora do Cefet e escritora; André Gabeh, cantor e escritor; Gabriel Cid, pesquisador; Lazir Sinval, cantora e jongueira e o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz vão contar histórias sobre o bairro no canal do Youtube Papo de Subúrbio. A mediação é do colunista de VEJA RIO Rafael Mattoso, que promete que a live também terá muita música.
Com isolamento social, 700 vidas podem ser salvas no Rio até junho
Além de ser o berço das escolas de samba Portela e Império Serrano, Madureira tem outros patrimônios culturais, como o jongo e o charme.
Painel da prefeitura do Rio projeta 43 mil casos de Covid-19 em duas semanas
Também para comemorar a data, o Museu Afrodigital da Uerj vai lançar a versão web do livro Memórias, Territórios, Identidades: Diálogos entre Gerações na Região da Grande Madureira, de Ana Paula Alves Ribeiro, Gabriel Cid e Guilherme Vargues.