No dia em que celebra seus 113 anos de existência, 14 de julho, o Theatro Municipal abre as portas ao público com uma programação gratuita: a pré-estreia de Don Giovanni, considerada uma das mais importantes óperas do mundo, apresentada por lá pela última vez há 31 anos.
+ Quer uma foto na piscina do Parque Lage? Agora é preciso agendar
Com música de Mozart e libreto de Lorenzo Da Ponte, o clássico espetáculo, inspirado em uma história espanhola de 1630, conta a história do conquistador que seduz mulheres ou as agarra à força, colecionando ameaças de morte por onde passa. A montagem tem direção cênica e concepção de André Heller-Lopes, e direção musical e regência são do maestro Tobias Volkmann.
Em cena, mais de quarenta artistas, entre cantores, bailarinos e músicos do TMRJ, além dos solistas convidados: Homero Pérez-Miranda, Homero Velho, Ludmilla Bauerfeldt, Claudia Riccitelli, Fernando Portari, Sophia Dornellas, Murilo Neves e Pedro Olivero.
+ Espetáculo de dança de Deborah Colker terá sessões a preços populares
O tenor Fernando Portari, por sinal, interpretou o mesmo papel, o de Don Ottavio (noivo de Donna Anna, uma das vítimas de Don Giovanni), na última apresentação da ópera no Municipal, em 1991, em sua estreia na casa.
+ É de graça: festival de jazz ao ar livre anima Ipanema no fim de semana
Nos demais dias, o espetáculo é pago: as apresentações acontecem em 16, 20, 22 e 24 de julho. As entradas custam entre 20 e 80 reais. Uma hora antes, acontece uma palestra sobre a ópera no Salão Assyrio. Os encontros contam linguagem de sinais e audiodescrição.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui