Nesta quinta (7), a Parada 7 — A Parada da Arte vai reunir artistas plásticos, músicos, atores, dançarinos, poetas e demais artistas em um cortejo entre a Cinelândia e a Praça Tiradentes, em prol da arte e da democracia. É a segunda edição do evento, que pretende se tornar parte do calendário da cidade.
Realizada pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), a manifestação artística começa às 15h, com concentração em frente ao CCJF, trazendo artistas e coletivos convidados pela curadoria do evento. Todas as formas de expressão de arte são convidadas a se juntar ao movimento.
+ Com Maria Rita e Natiruts, agenda musical do feriado vai do samba ao reggae
A caminhada conta com teatro de rua, performance, música e intervenções urbanas, que serão realizadas ao longo do trajeto. Artistas de todas as vertentes são convidados a se juntar ao cortejo. O formato busca aproximar as artes plásticas do Carnaval, tirando a arte das galerias e museus e levando-a para até as pessoas.
No ano passado, o evento teve como mote a luta pela democracia e reuniu 150 artistas de todo o país nos dois centros culturais. Este ano, ele é uma celebração e traz algumas das pautas políticas mais urgentes da atualidade: o meio ambiente, os povos originários, as religiões de matriz africana, o movimento LGBTQIA+, o antifacismo, a distribuição de renda e a igualdade social.
Concentração: Cinelândia. Praça Floriano, s/nº, Centro. Qui., 15h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui