Continua após publicidade

Obras de Athos Bulcão ocupam a Caixa Cultural

Especialidade do artista, painéis de azulejos têm destaque na individual

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 12h28 - Publicado em 3 jan 2015, 00h00
Athos Bulcão
Athos Bulcão (Reprodução/)
Continua após publicidade

 

Em 1943, já dedicado às artes, após abandonar o curso de medicina, Athos Bulcão (1918-2008) conheceu Oscar Niemeyer. Do arquiteto, recebeu a encomenda de um projeto para os azulejos externos do Teatro Municipal de Belo Horizonte, mas a obra ficou inacabada e a parceria não foi adiante. Dois anos depois, como assistente de Candido Portinari, ele finalmente atuaria na produção de um grande painel, dessa vez para adornar a Igreja da Pampulha, também criação de Niemeyer na capital mineira. Adiante, na construção de Brasília, o talento de Bulcão nessa seara se projetou de maneira inaudita, com a realização de trabalhos que hoje enfeitam diversos prédios públicos do Distrito Federal, entre eles o Aeroporto Juscelino Kubitschek e o Congresso Nacional. Essa faceta da trajetória de Bulcão é privilegiada em Tradição e Modernidade, exposição que a Caixa Cultural abre no sábado (10). O acervo apresentado inclui uma série de reproduções oficiais de trabalhos do artista, entre eles os realizados para a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima e a Rodoferroviária de Brasília, ambas na capital federal, e o Sambódromo carioca.

Caixa Cultural — Galeria 2.Avenida Almirante Barroso, 25,Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. →Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.Até 8 de março. A partir de sábado (10).     

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.