Continua após publicidade

Atriz famosa por comercial de supermercado faz filme sobre 7 a 1

Aos 88 anos, Cora Zobaran se destaca em cenário publicitário sedento por renovação

Por Saulo Pereira Guimarães
Atualizado em 10 nov 2017, 07h00 - Publicado em 10 nov 2017, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CoraZobaran-4897_preview
    Cora Zobaran em sua casa e em dois momentos da campanha que a popularizou: sucesso de audiência há oito anos (Anna Fischer/Veja Rio)

    Uma vez por mês, a atriz Cora Zobaran sai de casa para realizar um trabalho extra. Devidamente caracterizada como a personagem que lhe deu fama, ela embarca em uma van e, após uma viagem de até duas horas, chega a alguma unidade da rede de supermercados da qual é garota-propaganda. Lá, Cora vira dona Marta, a velhinha que só quer uma coisa da vida: preço. Durante as visitas, ela distribui autógrafos e tira selfies. “Sempre faço questão de cumprimentar todas as caixas”, diz a artista, que acaba de vencer um novo desafio. Aos 88 anos, ela participou das filmagens de Back to Maracanã, que terminaram há menos de um mês. No longa, interpreta Serena, avó de uma família brasileira que vive em Israel e vem ao Brasil para ver os jogos da seleção na Copa de 2014. Com o desfecho deprimente da partida contra a Alemanha no Mineirão, a obra, que estreia nas telonas em 2018, só poderia mesmo ser um drama.

    A agenda de Cora anda cheia. Só nos últimos três anos, foram três filmes lançados. Uruguaia, ela viveu até os 15 anos no Rio Grande do Sul, quando se mudou para o Rio. Em 2009, foi escolhida para fazer a propaganda, após três dias de testes. O sucesso com a interpretação espevitada transformou o trabalho temporário em definitivo. “Dona Marta é uma mulher que busca se atualizar, viajar, fazer pilates, conversar com os netos — e economizar”, afirma Cora, atriz com um longo currículo. São trinta anos dedicados ao teatro e quase vinte de pequenos papéis na TV, em atrações como Malhação, A Diarista e A Grande Família. “Cheguei até a fazer algumas edições do Linha Direta”, recorda.

    Ver marcas que se associam a idosos ainda é raro, mas há anunciantes que deliberadamente optam pelos mais velhos. A L’Oréal escolheu Jane Fonda, de 79 anos, para ser sua estrela na Austrália, e a grife italiana Ermenegildo Zegna elegeu Robert de Niro, 74, para suas campanhas americanas. No Brasil, a cantora Elza Soares, 80, protagoniza desde agosto um anúncio da Natura. Todos esses, porém, são famosos desde a juventude, o que faz com que o feito de Cora seja mais relevante. A tendência é que casos assim se tornem mais frequentes. Só no Rio, há 1 milhão de moradores com mais de 60 anos, segundo o IBGE. Em um cenário sedento por renovação criativa, a presença de vovôs e vovós é mais que louvável. ß

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.