Misterioso e admirado mundo afora, Jorge Ben Jor é tema de um curso no bar e sebo Al-Farabi (Al-Farabi. Rua do Mercado, 34, Centro), nos dias 20 e 27 de setembro. As aulas serão ministradas por Kamille Viola, repórter de VEJA RIO e autora do livro África Brasil: Um Dia Jorge Ben Voou Para Toda a Gente Ver (Edições Sesc).
Reduto cultural, o espaço tem curadoria do historiador Luiz Antonio Simas. “Kamille escreveu um livro belíssimo sobre ele, que foi finalista do Prêmio Jabuti. Ben Jor é um gênio da raça, e esse curso promete”, diz Simas.
+ Lá vem o sol: sete programas ao ar livre para aproveitar o fim de semana
Em 2020, a autora conseguiu desvendar um antigo segredo do artista, guardado a sete chaves: sua verdadeira idade. Viola descobriu a certidão do ídolo da MPB, que sempre de tudo para despistar a imprensa sobre sua vida pessoal, e revelou que ele nasceu em 1939 – portanto, tem 84 anos hoje.
No curso Eu Quero ver Quando Zumbi Chegar: O impacto de Jorge Ben Jor na Música e História do Brasil, a autora irá aprofundar temas abordados em seu livro, como a receita por trás da rica e única sonoridade do músico, a exaltação da negritude e da cultura negra em sua obra e os temas recorrentes em suas composições, como as musas, o futebol e a espiritualidade. Mais informações neste link.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui