Continua após publicidade

Bienal do Livro: programação destaca debates e obras de autores negros

Estande da prefeitura homenageia a escritora Sonia Rosa nesta sexta (3), autora com obras focadas no protagonismo negro

Por Luiza Maia
Atualizado em 1 dez 2021, 15h20 - Publicado em 1 dez 2021, 15h16
Foto mostra a autora Sonia Rosa
Sonia Rosa: carioca é autora de livros infantis, entre eles, O menino Nito, que traz um personagem principal negro (./Divulgação)
Continua após publicidade

Nomes da literatura negra estarão em destaque no estande da Prefeitura do Rio na 20ª Bienal Internacional do Livro, o maior evento literário do país, que retorna ao Riocentro entre os dias 3 e 12 de dezembro, na Barra.

+ Beijo gay: dois anos após tentativa de censura tema volta à Bienal do Rio

A arena, com capacidade para até 100 pessoas, receberá a 29ª edição do festival Paixão de Ler, trazendo trocas e debates com diferentes autores que abordam assuntos como identidade, representatividade, ancestralidade, entre outros.

Foto mostra o estande da prefeitura
Paixão de Ler: festival será o mote da arena (./Divulgação)

Com o tema “Literatura infantojuvenil negra e narrativas antirracistas”, os encontros serão realizados sempre de quinta a domingo, às 17h e às 19h. Os atores Rodrigo França e Babu Santana, o escritor Jessé Andarilho, o comunicador Rene Silva e a rapper Nega Gizza são alguns dos nomes confirmados nas rodas de conversa. 

Continua após a publicidade

+ Bienal do Livro terá transmissão on-line dos debates pela primeira vez

A abertura da programação será nesta sexta (3), às 17h, com uma homenagem à escritora carioca Sonia Rosa, que tem o protagonismo negro como o principal foco das suas obras infantis.

Conhecida como uma das referências nacionais em literatura negra, a autora já escreveu mais de 50 livros – entre eles, a coleção Lembranças Africana (iniciada em 2004; Pallas Editora), que recebeu o selo de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Continua após a publicidade

+ Edição pós-pandemia da feira de livros aposta na ficção

A mesa contará também com a professora Iris Amâncio, o ator Nando Cunha e o escritor Renato Noguera.

Durante o evento, o estande também receberá outras intervenções, debates e oficinas que abordarão a cultura afro, a igualdade racial, de gênero, entre outros assuntos.

Continua após a publicidade

Após a Bienal, o Paixão de Ler seguirá para outros 17 espaços culturais do Rio, como o recém-inaugurado Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa. Do dia 16 a 19 de dezembro, os locais receberão rodas de leitura, recitais e saraus lítero-musicais, shows, rodas de samba, exposições, encontros com autores, entre outras atrações.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6555, Barra. 3 a 12 de dezembro. R$ 44,00 (inteira). Ingressos pelo https://www.bienaldolivro.com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.