Uma boa amostra da diversidade do jazz nacional poderá ser vista (e ouvida) de graça na segunda edição do BraJazz Fest, que acontece no Teatro XP, no Jockey, de quinta (7) a domingo (10). Cada dia de festival conta com uma palestra e dois shows.
+ Glocal Experience discutirá o futuro do planeta na Marina da Glória
Idealizado e realizado por Renato Byington, da D+3 Produções, o evento tem curadoria do músico e produtor Bernardo Pauleira. A cada dia, um tema diferente funciona como fio condutor das atrações.
Entre as atrações, estão o Jazz das Minas, quinteto de instrumentistas mulheres liderado pela cantora e pianista Maíra Freitas, e a PianOrquestra, big band de um instrumento só: são cinco músicos que exploram o instrumento de diversas formas, ao mesmo tempo.
+ Após oito anos fechado, Cine Leblon já tem data para reabrir
Outro destaque é o renomado gaitista Mauricio Einhorn, que, do alto dos seus 90 anos, se apresenta ao lado de Ricardo Silveira e Jefferson Lescowich. O encerramento conta com uma jam session com Claudio Dauelsberg (piano), Ney Conceição (baixo), Erivelton Silva (bateria) e convidados do quilate de Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas, Edgar Duvivier, Torcuato Mariano, Jessé Sadoc, Bigorna e José Staneck.
Programação completa:
Quinta
1º set – PianOrquestra
2º set – Orquestra Atlântica
Palestra – Claudio Dauelsberg: As Diversas Possibilidades do Piano
Sexta
1º set – Dirceu Leite Quarteto
2º set – Jazz das Minas
Palestra – Maira Freitas e Mônica Avila: Mulheres Instrumentistas
Sábado
1º set – Guto Wirtti Quarteto
2º set – Ney Conceição Quinteto
Palestra – Dirceu Leite: Iniciação Musical Através de Nossas Raízes Musicais
Domingo
1º set – M. Einhorn, R. Silveira, J. Lescowich
2º set – C. Dauelsberg Trio + convidados [jam session]
Palestra – Robertinho Silva: A Diversidade Rítmica Brasileira
Teatro XP. Jockey Club. Avenida Bartolomeu Mitre, 1.110, Leblon. Qui. a dom., 17h30 (palestras) e 19h e 21h (shows). Grátis (senhas 30 minutos antes de cada show).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui